Você já ouviu falar sobre a ILPF? Os bovinos em clima tropical, principalmente os que são criados em pastagens, estão expostos ao sol e a outras intempéries por várias horas ao dia e tornam-se susceptíveis a um estado permanente de estresse, resultando em alterações fisiológicas que comprometem seu desempenho produtivo. Sendo assim, a implementação de sombra é uma das primeiras medidas usadas como modificação do ambiente para proteger o animal de um excessivo ganho de calor proveniente da radiação solar e, assim, diminuir o estresse calórico.
Em condições de estresse calórico, são necessários ajustes no comportamento e/ou fisiologia do animal.
Distúrbios mais comuns
Dentre os distúrbios mais comuns, observa-se a redução de consumo de alimentos e da taxa metabólica, aumento da temperatura retal e da frequência respiratória, aumento do consumo de água, aumento da sudorese, aumento da energia de mantença, alterações das concentrações hormonais e sanguíneas.
Para detectar esses distúrbios mais comuns apresentados pelos animais sob estresse por calor, é necessário analisar o seu comportamento. Os animais com disponibilidade de sombra e com acesso a ela, tiveram o pastejo como a principal atividade realizada ao sol.
A Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) no bem-estar animal
Este pastejo foi realizado principalmente nos horários do dia de temperaturas mais amenas. A redução no tempo destinado ao pastejo está diretamente relacionada ao fato dos bovinos buscarem a redução do ganho de calor pela digestão e pela atividade muscular, e estes fatos são ressaltados nas horas mais quentes do dia, fazendo com que os animais procurem pela sombra como resposta ao estresse por calor.
Mesmo os animais que receberam menor oferta de forragem apresentaram um comportamento de busca pelo sombreamento, postergando o pastejo, provavelmente na espera de um período do dia com temperaturas mais amenas.
Na literatura, dados de animais mantidos em sistemas de ILPF com ênfase no comportamento e bem-estar necessitam de elucidação, uma vez que esses sistemas ainda são pouco estudados no país. Entretanto, sabe-se que a maior fração dos bovinos abatidos no Brasil é mantida em pastagens. Essas informações são fundamentais para que a pecuária se modernize, com produtos diferenciados, produzidos com respeito ao animal e, consequentemente, torne-se uma atividade cada vez mais competitiva frente às demais atividades agropecuárias.
Artigo escrito por Vinicius Gomes | Especialista em Desenvolvimento de Mercado em Pecuária da Mosaic Fertilizantes
Este artigo foi útil? Avalie