Confira as mudanças no mundo agro após a pandemia e saiba como se adaptar

6 min de leitura

A pandemia mudou a vida de muitas pessoas, o impacto foi geral em vários setores e o mundo agro também foi afetado, quer saber quais foram as mudanças que esse setor sofreu? Então, continue a leitura deste texto, está imperdível!

A pandemia de Sars-CoV-2, popularmente conhecida como Covid-19 iniciada em meados de 2019, que se alastrou por todo o mundo em 2020, confinando centenas de milhares de pessoas em suas casas no mundo todo e infelizmente ocasionando milhares de mortes, causou grandes transformações na sociedade. Fato é, que após a pandemia, todos tiveram suas vidas alteradas de alguma forma, seja com mais ou menos intensidade. 

A vida urbana, principalmente nos grandes centros, sofreu modificações profundas e irreversíveis, como no caso do home office, trabalho híbrido (parcialmente presencial), reuniões, conferências, eventos online, expansão dos aplicativos de delivery de comida, delivery de compras de supermercado, bebidas e afins. 

Houve ainda a onda migratória de pessoas dos grandes conglomerados urbanos para localizações afastadas, motivadas pela qualidade de vida e bem-estar. De modo geral, todos os setores sofreram uma revolução tecnológica e digital imposta pela pandemia, no mundo agro não foi diferente.

Qual a importância da tecnologia na agricultura?

A tecnologia é altamente importante para o mundo agro. Graças a tecnologia o setor agropecuário progrediu muito nas últimas décadas, com incrementos expressivos na produtividade das lavouras, idade de abate dos animais, rendimento de carcaça, precocidade, ganho médio de peso diário, taxa de lotação dentre outros. 

Como exemplo, temos que nos últimos 30 anos, a produtividade média nacional de soja saltou de 29 sacas/ha/ano para 56 sacas/ha/ano, aumento de 90%, segundo dados da Conab em 2020, e a média pecuária avançou de 1,6@/ha/ano para 4,3/ha/ano, aumento de 170%, de acordo com Beef report, obtido através da tecnologia presente no campo. 

Soma-se a isso informações básicas do mundo agro, como previsão climática, boletins meteorológicos, previsão de safras, estimativas de ganho de peso animal e outras ferramentas que servem para a tomada de decisão e que nos dias de hoje contam com a tecnologia para entregar a resposta mais exata ao produtor. 

Como a tecnologia está presente no agronegócio?

Tecnologia na agricultura e pecuária

A tecnologia está presente no agronegócio desde semente de soja que conta com a mais avançada biotecnologia para sua produção, passando pelo fertilizante que contém um desenvolvimento tecnológico de muitos anos, a fim de aprimorar o seu uso entregando nutrientes na quantidade exata e momento ideal que a planta necessita, ao maquinário que realiza as operações de plantio e colheita, que hoje tem tecnologia embarcada semelhantes aos mais modernos veículos autônomos. 

Na pecuária não é diferente, o setor de genética animal teve avanços significativos com a tecnologia, sistemas de reprodução como o IATF (inseminação artificial em tempo fixo), sincronização do cio, produção in vivo, PIVE (produção in vitro de embriões), esses avanços permitem que os pecuaristas aumentem a lucratividade por área e tenham à disposição as melhores matrizes e touros com mais acessibilidade do que no ano de 2021. 

Além disso, atualmente, as fazendas estão tão conectadas quanto os grandes centros urbanos, há uma infinidade de softwares de gestão, banco de dados e outras ferramentas digitais que fazem com que a atividade agropecuária seja cada vez mais digital. 

Termos como agricultura 4.0, agricultura digital, revolução digital do agro, tem sido utilizada para definir a transformação pelo qual o mundo do agronegócio tem passado. 

Com o lançamento da rede 5G no Brasil espera-se que essa transformação tecnológica se intensifique ainda mais, pois promete resolver o principal gargalo do setor rural, que é a dificuldade de acesso à internet nas propriedades. 

Fato é, que o mundo agro tem a disposição tecnologias que se equiparam ao que há de mais moderno encontrados nos grandes centros de referência em tecnologia, IOT – Internet of things (internet das coisas), veículos autônomos, imagens de satélite, monitoramento remoto da propriedade, drones para manejo dos animais, são tecnologias que já permeiam o dia a dia do produtor rural, profissionais de TI, computação, ciência de dados, engenheiro de softwares são cada vez mais requisitados pelo setor agro.

O que mudou no mundo agro após a pandemia?

A pandemia causou transformações profundas em todos os setores da economia e a sociedade teve a oportunidade de reforçar a percepção de importância do mundo agro. 

Algumas pessoas tiveram a possibilidade de trabalhar de casa, o que levou a um alto crescimento dos trabalhos remotos, já os serviços considerados essenciais não tinham como parar e ficaram na linha de frente, exemplos são os serviços ligados à saúde, alimentação, energia e outros. 

E com o mundo agro, mais uma vez não foi diferente, produtores rurais mantiveram suas atividades, a fim de que, fosse garantido o abastecimento de alimentos a toda a população. 

E qual foi o resultado disso? Mesmo durante a pandemia, os produtores rurais plantaram e colheram safra recorde de soja, com mais de 135 milhões de toneladas (Safra 2020/21), atingiu patamar histórico em exportação de carne bovina em 2020, com +2M toneladas, aumento de 10% no comparativo a 2019, de acordo com dados da Abrafrigo, além de manter a produção de itens destinados ao mercado interno, como hortifruti. 

A pandemia intensificou a revolução digital pelo qual o mundo vinha passando e esse fenômeno trouxe avanços significativos para o agronegócio também. 

O leilão da rede 5G ocorreu em novembro de 2020, pressionado pela dificuldade de acesso rápido à internet em todo o território nacional e principalmente nas áreas rurais. 

Com a revolução digital, áreas como agricultura de precisão, automatização de máquinas e implementos, gestão de dados, ou seja, todas as ferramentas e tecnologias presentes na agropecuária digital terão avanços importantes, levando para os pecuaristas e produtores rurais mais facilidade, produtividade e rentabilidade. 

Outra importante inovação fomentada no período pandêmico, foi o e-commerce, ou seja, a venda online de insumos agropecuários. 

A pesquisa revela ainda que mais de 71% dos cerca de 2000 produtores entrevistados utilizam algum tipo de canal digital/online para fazer suas compras, segundo levantamento da McKinsey & Company feito em 2022. 

Outro estudo interessante e que valida esse resultado, aponta que a idade média do produtor rural tem se rejuvenescido nos últimos anos, atualmente com média de 45 anos, idade menor do que a países europeus e ao EUA, esse fenômeno possibilita com que haja uma maior adesão a tecnologia e ao digital na vida do campo. 

Como se adaptar às mudanças no mundo agro?

O Mundo Agro após a pandemia: o que mudou? Saiba como a tecnologia tem trazido inovações.

Informação, Capacitação e Conhecimento! 

A busca por informação é primordial para que o produtor possa estar a par do que está acontecendo no mundo agro e quais as tendências, para isso é fundamental o uso de sites, blog e outros meios digitais que tragam informações relevantes e confiáveis. 

A Mosaic Fertilizantes tem investido para que os produtores e pecuaristas tenham informações de qualidade ao alcance de suas mãos. Para isso foi criado o blog NutriMosaic (Focado em Pecuária) e o blog Nutrição de Safras (Foco em Agricultura), além de suas respectivas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube). 

Capacitação é um pilar importante para que o profissional do agro esteja antenado nas novidades, tecnologias e inovações. 

Nesse contexto, a Mosaic tem à disposição de seus clientes, parceiros e colaboradores a UniMosaic digital, plataforma de ensino técnico que conta com +80 cursos em diferentes trilhas do conhecimento, ministrados por professores referências em suas respectivas áreas de atuação e especialistas da Mosaic Fertilizantes. 

A difusão do Conhecimento é algo que está ao alcance de todos os produtores nos dias de hoje. Fomentado pela pandemia, lives e podcasts dos mais variados temas podem ser acessados nos mais diversos canais. 

A Mosaic intensificou ainda mais sua presença nos canais digitais durante a pandemia, o que ajudou muitos nos compartilhamentos de conteúdo em massa. Agora que as medidas de flexibilização e retorno 100% presencial estão liberadas, a companhia tem trabalhado intensamente nos principais eventos, feiras e dias de campo do mundo agro e, através de seus colaboradores, levam conhecimento de ponta aos produtores rurais.

Se você gostou deste tópico, leia também nosso e-Book sobre adubação de pasto e saiba como melhorar ainda mais o desempenho dos seus animais.

CTA para e-book "Meu Pasto Mosaic"

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

agropecuária: homem caminhando em meio a plantação de milho
5 min de leitura A agropecuária é fundamental para o Brasil, ela é responsável pelo fornecimento de alimentos, criação de empregos e impulsionamento da economia. Neste...
Rede de neurotransmissores
5 min de leitura Entenda o que são redes neurais artificiais e como funciona essa tecnologia que tem apresentado resultados tão interessantes...
Plantação de milho com silos ao fundo,
7 min de leitura A silagem de milho é o produto da conservação via fermentação anaeróbica da planta inteira do milho, sendo um alimento bastante importante...

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?