Como produzir carne de frango de qualidade?

5 min de leitura

A carne de frango é uma das fontes proteicas mais importante na alimentação dos consumidores brasileiros. É uma carne de custo baixo, fácil de preparar e tem alta disponibilidade.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2022 a produção de carne de frango foi de aproximadamente 14,5 milhões de toneladas. A exportação no mesmo ano foi de 4,8 milhões de toneladas, permitindo que o Brasil liderasse o ranking mundial. O país exporta simplesmente para 151 países!

Os dados também mostram que o consumo per capita foi de 45,5 kg. De acordo com os dados, é fácil identificar que essa carne é essencial para alimentar o Brasil e o mundo, mas como saber quais são as características de uma carne de frango de qualidade?

Para entender melhor como funciona a cadeia produtiva de frango de corte, continue a leitura deste artigo!

Características da carne de frango

A carne de frango é um dos alimentos mais presentes na dieta do brasileiro devido a sua qualidade nutricional, facilidade no preparo e preço. Porém não são somente esses fatores que contribuem para a qualidade do alimento.

O alimento originário do frango de corte, possui diversas características, porém os principais atributos variam conforme o público. Ou seja, os motivos que fazem a carne de frango ser de qualidade variam de consumidor para consumidor. Já para os produtores, indústria e pesquisadores essa análise para qualidade da carne já é mais perspicaz.

Citemos as principais características de uma carne de frango de qualidade que abordará a visão dos diferentes públicos mencionados acima. 

Parâmetros físico-químicos da carne de frango

Aparência, cor, sabor e aroma

A qualidade da carne depende da conservação do tecido muscular e da rapidez de resfriamento logo após o abate. O congelamento, por exemplo, é um dos melhores métodos para preservar algumas características da carne. Com esse procedimento a cor, aparência e o aroma são mantidos, o que contribui com a boa qualidade da proteína animal. 

No momento que o consumidor escolher a carne, a coloração do frango fresco é um dos aspectos que induzem na compra. A cor da pele não é sempre a mesma, pois essa característica é dependente de variações genéticas, sexo, idade do animal, também está relacionado ao tipo de alimentação, tipo de criação de frango de corte (criada extensiva ou intensiva). A pigmentação também varia nas diferentes partes do corpo do animal.

Embora o aroma e sabor sejam relacionados ao preparo do alimento, a conservação prévia do frango in natura, a nutrição do frango e outros pontos já mencionados, também influenciam na qualidade.

Textura e palatabilidade 

A textura e a suculência são aspectos sensoriais muito importantes, principalmente para o consumidor e, esses dois atributos estão ligados a palatabilidade. A textura pode sofrer variações devido à espécie, fatores genéticos, idade, nutrição, estresse, motivos ante mortem (antes da morte) entre outros. E a estimulação elétrica, velocidade de resfriamento, Rigor mortis (endurecimento dos músculos), pH são causas post mortem (posterior à morte) que também afetam na textura da carne de frango.

Características da carne de frango: a importância do pH

A sigla pH quer dizer potencial hidrogeniônico e está relacionada a um índice que mensura a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um elemento qualquer.

O pH é um parâmetro físico-químico extremamente importante para qualidade da carne, pois o pH diz muito sobre a estabilidade da carne e controle de propagação de microorganismos, o qual está diretamente ligado ao prazo de validade do produto.

As condições que os frangos são criados, longos momentos de estresse e o manejo pré-abate são pontos determinantes do pH. Ele tem papel fundamental na transformação do músculo em carne.

O ideal é que o peito de frango tenha o nível final de pH entre 5,7 e 5,9. Mas visualmente, é possível saber qual o pH da carne? Saber com exatidão não, mas é possível identificar alguns aspectos a olho nu, saiba mais a seguir.

Se a carne estiver com uma coloração mais escura, com aspecto firme e seco, esses pontos podem indicar que o nível do pH está alto. Também conhecida como carne DFD, sigla em inglês que significa Dark, Firm and Dry, esse tipo de carne provoca danos na qualidade e no tempo de prateleira do produto. 

Quando a carne estiver com a tonalidade mais clara/pálida, com menor capacidade de reter água e mole, pode ser associada a um pH mais baixo. Essa carne recebe o nome de PSE, que vem do inglês Pale, Soft and Exudative, também traz prejuízos, não só para qualidade da carne, mas também para toda cadeia produtiva de carne de frango.

Além da qualidade sensorial da carne, os consumidores estão se tornando cada vez mais 

exigentes quanto aos produtos disponíveis no mercado. Em outras palavras, na hora da compra, eles têm se preocupado com todos os processos da cadeia produtiva dos animais. Conheça todos os passos dessa cadeia:

  • Genética;
  • Alimentação;
  • Biosseguridade*;
  • Bem-estar;
  • Rastreabilidade;
  • Transporte;
  • Abate;  
  • Processamento;
  • Armazenamento;
  • Distribuição;
  • Consumo.

*Na criação de aves de corte, a biosseguridade representa providências para impedir a entrada e proliferação de doenças no plantel, assegurando a segurança dos alimentos e saúde dos animais, como também o bem-estar dos trabalhadores.

É a eficiência dessa cadeia produtiva que coloca o Brasil como um dos maiores produtores do mundo e como líder em exportação. Quer saber mais detalhes sobre esse tema? Continue a leitura e descubra!

Qual é o maior produtor de carne de frango?

A relevância do Brasil no agronegócio é incontestável, o país está sempre nas primeiras posições, quando se trata de produção e exportação, seja de soja, café, açúcar, entre várias outras matérias-primas. E com a carne de frango não difere, o país lidera a produção e exportação.

Conforme a ABPA, no relatório anual de 2022, o destino da produção de carne de frango nacional em 2021 foi de 32,17% para exportação e 67,83%. No mesmo ano, os maiores produtores de carne de frango foram:

Gráfico de barras que mostra a produção mundial de carne de frango.

Ocupar o terceiro lugar de maior produtor de carne de frango do mundo é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos na cadeia produtiva de frango. Além disso, o Brasil está em primeiro lugar no mercado de exportação, atrás dele ficam os Estados Unidos, União Europeia, Tailândia, Turquia e outros países. Toda essa competência é digna de orgulho, não é mesmo?

E segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) a previsão é de que o Brasil continue sendo o maior exportador de carne de frango nos próximos 10 anos, pois o consumo mundial dessa proteína animal tende a crescer cerca de 16% até 2031.

Como é a produção de frango?

Nessa altura do artigo, já deu para constatar que o Brasil é referência quando se trata de produção de carne de frango, não é mesmo?

Para alcançar uma produção de alto nível, resumidamente, os cuidados devem acontecer antes dos primeiros dias dos pintinhos. Não tem como falar da qualidade da carne de frango, sem mencionar o melhoramento genético! Pode-se dizer, que a cadeia produtiva começa aí!

A atividade avícola no Brasil, é extremamente dinâmica, esse constante desenvolvimento na cadeia produtiva, tem proporcionado contínuos ganhos de produtividade, em especial, melhora dos índices de conversão alimentar, dos resultados nutricionais, dos estudos em genética, no uso de tecnologias e de um manejo eficiente. 

Na produção de frango de corte é de extrema importância que a temperatura ambiente seja controlada, ou seja, os aviários devem ser climatizados, é essencial que a nutrição seja balanceada, os animais devem consumir água limpa, cada fase exige um cuidado específico, desta forma, o manejo de frango de corte deve ser feito corretamente, desde da fase inicial até o peso de abate. 

O padrão de qualidade e a segurança dos alimentos se tornaram indispensáveis, tanto para os processos de produção, quanto para os consumidores . Além disso, os consumidores também têm se preocupado com a sustentabilidade e com fatores de produção que agem sobre as necessidades e os princípios morais da sociedade, como bem-estar animal e cuidado ambiental.

Se você trabalha ou deseja atuar na produção de frango de corte, que tal iniciar sua produção escolhendo uma linha de produtos que se preocupa com os nutrientes da dieta do seu animal? Saiba mais conhecendo o Foscálcio.

CTA de contato

Artigo escrito por Bárbara Ramos | Analista de Marketing Digital da Mosaic Fertilizantes

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

agropecuária: homem caminhando em meio a plantação de milho
5 min de leitura A agropecuária é fundamental para o Brasil, ela é responsável pelo fornecimento de alimentos, criação de empregos e impulsionamento da economia. Neste...
Suplementação para aves: cabeça de um gado com penas de coloração marrom avermelhado.
7 min de leitura Você descobrirá informações sobre os benefícios que as vitaminas e minerais podem proporcionar através da suplementação para as...
Caixa com vários ovos marrons com um ovo com casca quebrada.
6 min de leitura A qualidade da casca do ovo é um fator que impacta diretamente o comércio do produto. Saiba mais!
Bovinos de pelagem escura comendo em cocho.
8 min de leitura A presença de cálcio e fósforo é crucial para o corpo dos animais, tendo em vista que o primeiro mineral representa cerca...
Gestão pecuária: pessoa em escritório com tablet, calculadora e gráficos
6 min de leitura Como sustentar o crescimento da demanda, a exigência por qualidade, e produzir com as margens cada vez mais...
Sucessão familiar no agronegócio.
5 min de leitura Saiba como planejar o esquema de sucessão no agronegócio.

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?