Frango de corte: conheça as principais informações sobre o assunto

8 min de leitura

O que você sabe sobre avicultura de corte? Consegue identificar os frangos pelas raças ou o termo correto seria linhagem? Como funciona o dia a dia de uma granja de frango? Neste artigo, esses e outros assuntos serão mais detalhados. Se você trabalha ou quer trabalhar na área, ou tem interesse pelo tema, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre frango de corte!

O que é avicultura de corte?

De nada adianta, escrever sobre um assunto que somente alguns sabem o que significa, por isso para manter todos na mesma página, responderei à pergunta do subtítulo: na produção animal quando se fala em corte, quer dizer que a criação é voltada para o abate dos animais e, a partir disso surge um produto alimentício famoso, a carne!

Dito isso, a avicultura de corte é o ramo destinado à criação de aves até que atinja o peso de abate. Depois que o animal é abatido, a carne é processada e comercializada, chegando às mesas do consumidor final. A avicultura abrange várias aves, o frango é o que tem maior destaque, no entanto, os perus, codornas, patos, gansos e avestruzes também fazem parte da área. Neste texto, o foco será frango de corte.

Agora que você já sabe o que é avicultura de corte, vale salientar que existe alguns animais que nascem com aptidão, ou seja, com maior predisposição genética para produção de carne. Esses animais são selecionados para área de corte, pois apresentam melhores resultados em produtividade de carne. 

Atualmente, depois de anos de estudos na cadeia produtiva de frango de corte, é possível selecionar linhagens, ou popularmente falando, raças específicas para atuar no segmento. Saiba mais sobre o assunto, no tópico a seguir.

Quais são as raças para frango de corte?

A carne de frango é o alimento animal mais consumido no Brasil. Muitos anos de pesquisas e cruzamentos entre raças de aves resultaram em vantagens genéticas significativas, o melhoramento genético da avicultura é muito avançado, graças a ele, o ciclo de vida dos frangos convencionais é rápido e tem um alto volume de produção. E quais seriam essas vantagens genéticas significativas? 

As principais caraterísticas que um bom frango de corte deve ter são: maior ganho de peso diário, melhor rendimento de carcaça e melhor conversão alimentar, claro que isso é aliado ao um excelente manejo nutricional, que também foi avançando ao longo dos anos. Desta forma, fica mais fácil selecionar os melhores indivíduos para a produção. 

O desenvolvimento nos estudos é constante e melhora cada vez mais, sempre levando em consideração os hábitos alimentares dos consumidores que também mudam com o tempo. É por isso que hoje temos grupos de animais cada vez mais produtivos e excelentes alimentos para o consumidor final. 

Quando se fala em avicultura moderna, a palavra raça não é muito empregada, tecnicamente utiliza-se o termo linhagem, pois são animais que passaram por vários cruzamentos e seleções genéticas e se afastaram das características de suas raças de origem, o objetivo dessa mistura sempre foi obter os melhores ganhos genéticos. 

Em avicultura, o termo raça é usado quando se refere a animais puros, ou seja, não foram misturados com outras raças. Porém, se você fizer uma breve busca na internet, pode encontrar as palavras raça e linhagem como sinônimas. 

Pois bem, como usualmente, no meio, é comum utilizar mais a palavra linhagem, por aqui será usado o mesmo termo. As linhagens convencionais (importadas e comerciais) mais utilizadas para frango de corte são:

  • Ag. Ross;
  • Cobb Vantress;
  • Hybro;
  • Isa Vedette;
  • MPK;
  • Arbor Acress;
  • Avian;
  • Shaver;
  • Hubbard.

As linhagens comerciais nacionais, que são:

  • Embrapa 021;
  • S-54;
  • Chester.

No Brasil, de forma geral, os frangos convencionais são abatidos entre 45 e 50 dias de vida. Além dos frangos convencionais, temos os galetos, que são frangos menores com menor ciclo de vida (28 a 32 dias), eles são focados para exportação, a carcaça é menor, chamando atenção de outro tipo de consumidor. 

Existe também outro nicho de mercado, os frangos são produzidos em menor escala do que a criação convencional (frango de granja), mas é um tipo de produto que tem um número expressivo de consumidores, o frango colonial, o popular frango caipira, a velocidade de produção é menor, ele leva cerca de 75 a 90 dias até chegar no peso de abate. 

As linhagens de frangos caipiras mais utilizadas são:

  • Embrapa 021;
  • Caipira Pescoço Pelado;
  • Paraíso Pedrez;
  • Embrapa 041; 
  • Frango Gaúcho;
  • Acoblack; 
  • Gigante Negro;
  • Pesado Vermelho;
  • Carijó Pesado;
  • Pescoço Pelado;
  • Master Griss;
  • Pesadão Vermelho; 
  • Master Griss;
  • Pesadão Vermelho.

Qual a melhor raça de frango para corte?

Como saber qual a melhor raça de frango, sendo que temos diversos consumidores com hábitos alimentares tão diversificados? Além disso, dependemos de uma série de fatores para responder essa simples pergunta. Temos que considerar os tipos de produção, os sistemas de criação, tempo de abate, rusticidade e tipo de alimento (somente ração ou alimentação diversificada). A pergunta é simples, mas a resposta é complexa, porque depende de muitas variáveis. 

No entanto, deixarei dois exemplos de linhagens de frango de corte mais consumida no país, quando se fala em tipo de produção convencional temos a linhagem Cobb e Ross. Já em produção colonial temos a Carijó e o Pescoço pelado.

Como funciona uma granja de frango de corte?

Até esse ponto do artigo, foi mencionado diversas vezes sobre o avanço do melhoramento genético do frango de corte, porém, de nada adianta os frangos terem uma ótima genética e não ter condições ideais para que possam expressar todo seu potencial produtivo. Por isso, é preciso construir locais adequados que ofereçam condições ambientais favoráveis para as aves. 

Dentro de uma granja de frango de corte convencional, pode existir diferentes tipos de galpões de produção, cada um tem sua especificidade. No entanto, qualquer tipo de granja de frango de corte, seja ela de pequeno ou grande porte, mais tecnificado ou não, precisa levar em consideração as seguintes premissas:

  • Local geográfico das instalações;
  • Higiene;
  • Temperatura; 
  • Umidade;
  • Conforto e bem-estar;
  • Biosseguridade*;
  • Exigências ambientais.

Existem diferentes modelos de galpões para criação de frango de corte convencionais, os quais são:

  • Sistema convencional; 
  • Sistema convencional – pressão positiva;
  • Sistema semi-climatizado;
  • Sistema de pressão negativa.

Os galpões de frango de corte convencionais, geralmente são extensos, pois abrigam muitos animais, mesmo sendo várias aves alojadas num único espaço, é importante respeitar a quantidade de frango por metro quadrado, a densidade vai depender do tipo de sistema escolhido. A temperatura ambiente deve ser controlada, é fundamental que as aves estejam dentro do seu conforto térmico. 

De maneira geral, é preciso que o galpão seja construído com orientação Leste-Oeste, por causa da incidência direta da luz solar, também deve-se favorecer a ventilação. 

Para a climatização do ambiente são usados ventiladores e exaustores. O cuidado com resfriamento do ar também deve ser feito, seja através de aspersores, nebulizadores ou cooling, este último é um painel evaporativo que serve para resfriar o ar que entra no galpão por meio de uma área umedecida. 

Ainda na parte de climatização, também se faz necessário o uso de aquecedores, podem ser usadas campânulas a gás, elétricas ou lenha. O sistema de aquecimento é essencial até os primeiros 15 dias de vida ou até 21 dias (em climas mais frios). 

No Brasil, a maioria dos galpões tradicionais possuem cortinas plásticas nas laterais dos galpões. Elas são feitas de polietileno, além de auxiliarem na entrada da luz solar e proteger da chuva, também servem para controlar a ventilação, umidade, temperatura, qualidade do ar e, especialmente, levando em consideração a idade das aves. Para isso é fundamental que seja feito o manejo adequado das cortinas. 

E para que os frangos cresçam fortes, nada melhor que eles estejam munidos de bebedouros e comedouros adequados. Inclusive, existe mais de um tipo de bebedouro, os mais utilizados são tipo pressão, pendular e tipo nipple

Os comedouros, podem ser tipo bandeja, tubular e automáticos. Todos os equipamentos devem estar funcionando perfeitamente, higienizados e abastecidos. 

A cada saída de lote, deve ser feita a higienização e desinfecção de todo o galpão e aguardar um período de pelo menos 10 dias até a chegada de outros animais. Tecnicamente esse processo leva o nome de vazio sanitário, assim evita que as próximas aves fiquem doentes, desta forma a saúde e desempenho dos animais não serão comprometidos.

*Em uns dos tópicos acima foi citado o termo biosseguridade, na criação de aves de corte esta palavra representa as providências/ações técnicas que devem ser tomadas para impedir, prevenir ou reduzir a entrada e disseminação de doenças no aviário, atestando a segurança dos alimentos e saúde das aves, assim como o bem-estar dos colaboradores.

Quais são as fases do período de criação de frango de corte?

Do nascimento até a fase adulta, o frango passa por fases de crescimento, cada fase exige um manejo nutricional diferenciado, pois as exigências nutricionais são específicas para cada momento. Além disso, o ambiente que os animais ficam alojados, também necessitam de manejos diferenciados. Por isso, durante a criação de frango eles são separados por etapas, são quatro no total, agora vamos falar sobre elas. 

Pré-inicial (1 a 7 dias)

Nessa etapa os frangos são chamados de pintinhos, eles não têm controle térmico, não conseguem produzir ou manter calor interno, precisam de aquecimento, antes mesmo da chegada dos animais, o ambiente precisa estar confortável e aquecido. Água e ração devem ser fornecidas em abundância, comedouros e bebedouros têm que ser apropriados para idade deles.

Inicial: (8 a 21 dias)

Os cuidados são os mesmos que na fase anterior, os pintinhos estão em fase de adaptação, o desenvolvimento térmico ainda não é adequado, ele não tem controle da temperatura corporal, pois o empenamento (formação de penas) não está completo. Controle de luminosidade do ambiente para estimular o consumo de ração começa nesse período e vai até a fase final.

Crescimento (22 a 35 ou 42 dias)

Nessa fase a exigência térmica começa a diminuir, o aquecimento não é mais necessário. As rações são mais voltadas para o crescimento, alimentação e água são fornecidos à vontade. 

Final (36 a 42 ou 43 a 49 dias)

Fase de engorda/terminação, animais sentem mais calor, em todas as fases é importante que a temperatura do ambiente seja controlada, mas veja que ao longo do crescimento, o frango tem necessidades diferentes, enquanto na primeira semana ele precisa de aquecimento, nas últimas semanas ele necessitará de resfriamento. 

No pré-abate deve ser feito o jejum correto, fornecimento de água, cuidado no carregamento e transporte (ideal que o tempo não seja longo).

Em todas as etapas de criação é fundamental que sejam tomados todos os cuidados com o ambiente que os animais crescerão, a higienização do local é imprescindível e principalmente, o controle da temperatura, pois o frango é muito sensível ao frio e calor.

A cama do aviário deve ser de qualidade, ela absorverá as fezes e urina dos animais, o manejo deve ser feito semanalmente para que o ambiente fique confortável e seco. É preciso revolver a cama para circular ar, ela não pode ficar compactada, caso contrário afetará a saúde das aves. 

O manejo inadequado da cama, também pode trazer problema com excesso de amônia, a junção do ambiente fechado, com alta temperatura, mais fezes e urinas das aves, faz com que os níveis de amônia subam, o excesso desse gás afeta tanto os frangos quanto os funcionários. Portanto a aeração da cama somado com a ventilação do ambiente é a forma mais eficiente de controlar o excesso desse gás.

Tabela de ração para frango de corte

É difícil trazer uma tabela única de ração para frango de corte, pois é preciso atender diversas demandas nutricionais, levando em conta outras variáveis, tais como: a linhagem, a fase de criação ou peso, a qualidade e preços dos ingredientes. Algumas tabelas podem atender casos gerais, mas se tiver ingredientes alternativos, os cálculos precisarão ser refeitos. 

A título de exemplo, trouxe uma tabela desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves, as fórmulas foram calculadas com base nos ingredientes milho e farelo de soja para suprir as diversas fases de produção:

Tabela de ração para frango de corte fornecida pela Embrapa.

E então, o que achou do tema apresentado? Deu para entender um pouco sobre o assunto? Lembrando que a nutrição animal é essencial para que qualquer espécie consiga expressar seu máximo potencial. 

Sabendo da importância que a nutrição tem no desenvolvimento das aves, a Mosaic Fertilizantes desenvolveu uma linha de produtos que fornece a melhor fonte de cálcio (Ca) e fósforo (P) para nutrição animal. Você sabia que o P e Ca são minerais primordiais na nutrição e são requeridos em grandes quantidades diárias pelos animais? Saiba qual a melhor fonte de P e Ca que existe no mercado

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

avicultura
4 min de leitura A avicultura é fundamental tanto social quanto economicamente, por proporcionar uma fonte acessível de proteína, impulsionar a economia com exportações significativas e...
3 min de leitura A biosseguridade é um componente essencial da avicultura atual. Ao implementar um programa de biosseguridade eficaz, os avicultores podem proteger a saúde...
Gestão pecuária: pessoa em escritório com tablet, calculadora e gráficos
6 min de leitura Como sustentar o crescimento da demanda, a exigência por qualidade, e produzir com as margens cada vez mais...
Sucessão familiar no agronegócio.
5 min de leitura Saiba como planejar o esquema de sucessão no agronegócio.
aves criadas em criadoro.
4 min de leitura Você já ouviu falar dos aminoácidos limitantes para aves?  A nutrição animal representa em torno de 60% dos custos de produção. É...
Fósforo
5 min de leitura A deficiência de fósforo pode ser um grande problema para o desenvolvimento animal! Entre os diversos elementos químicos existentes na natureza, aproximadamente,...

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?