Qual é importância da Zootecnia na produção animal?

3 min de leitura

O profissional de Zootecnia exerce um papel muito importante na atividade de produção animal. 

Com uma ampla atuação no mercado, a profissão abrange diversos conceitos, tais como formação, produção e planejamento de forragens, bem-estar animal, sanidade, manejos que são realizados com os animais, melhoramento genético animal, nutrição e suplementação animal, economia, ensino e pesquisa, administração de fazendas. 

Em outras palavras, a zootecnia é uma profissão extremamente versátil. Com toda essa gama de conceitos, o zootecnista pode atuar em diversas áreas, como piscicultura, sericicultura, suinocultura, ovino e caprinocultura, avicultura, cães e gatos, bovinocultura, entre outras. 

A agropecuária é um dos pilares da economia do país, é um setor responsável pela criação de postos de trabalho para Zootecnistas, principalmente na área de produção animal. 

Hoje o Brasil é reconhecido como um dos maiores exportadores de carne bovina, ocupa os primeiros lugares de produtor de frango e também de carne suína, e é importante ressaltar que o trabalho sério de diversos profissionais, inclusive Zootecnistas, contribuíram para o que o país chegasse nesse patamar. 

Os profissionais de Zootecnia são preparados para planejar e administrar os projetos agropecuários, desde a produção até a comercialização dos produtos finais. 

A profissão também tem grande relevância na preservação de espécies silvestres e na dedicação ao mercado de rações, pet e comportamento animal.  

Veja algumas das áreas de maior destaque na Zootecnia: 

Nutrição e alimentação animal 

Para atuar com nutrição e produção animal, é preciso que o Zootecnista compreenda os processos químicos, biológicos e físicos que acontecem no trato gastrointestinal para que os animais possam ter máximo aproveitamento dos nutrientes para atingir as necessidades nutricionais. Também devem saber selecionar, formular e oferecer alimentos visando o completo desempenho animal com menor custo de produção. 

Leia também: Qual a importância de cultivar um pasto de qualidade? 

Industrialização e produção animal  

Entender as diversas cadeias produtivas no contexto tecnológico de produção, planejamento, industrialização e comercialização, sempre levando em conta as exigências do mercado, buscando atender as necessidades da sociedade. 

O Zootecnista é responsável por assumir boas práticas de manejo, treinamento de mão de obra, tecnologia e gestão que acrescentam melhorias no uso de treinamento de funcionários e gestão que incrementem melhorias no uso dos processos. 

Melhoramento genético animal 

Melhorar o animal geneticamente é fazer com que os animais tenham características favoráveis na produção. 

Aqui, o Zootecnista também pode atuar com uso de tecnologias que tem como finalidade maximizar a produtividade, visando maior relação custo-benefício. O melhoramento genético pode ser utilizado para aprimorar o crescimento dos animais, o rendimento de carcaça, a qualidade do produto final (carne, leite, ovos, mel, entre outros), as características reprodutivas e referentes à adaptação do animal ao ambiente. O melhoramento animal é aplicado na agropecuária como um todo. 

Como é possível notar, para que o setor agropecuário se torne mais organizado, tecnológico, produtivo e rentável, é preciso que existam muitos profissionais competentes, e os Zootecnistas têm um papel fundamental no meio. 

Para alimentar o mundo, é preciso ter profissionais prontos para aumentar a produção de alimentos de forma inteligente e sustentável, por isso é de extrema importância que os profissionais de diversas áreas trabalhem em conjunto, cada um com suas competências, contribuindo com resoluções dos desafios que o mercado tem. 

Conclusão

Neste artigo você aprendeu o que é Zootecnia e a importância do Zootecnista para o mercado, também ficou sabendo sobre alguns ramos que a profissão pode seguir e a amplitude do mercado da Zootecnia. É importante salientar que no dia 13 de maio comemora-se o Dia do Zootecnista, um profissional que tem grande relevância para o país.  

Artigo escrito por Fábio Ferrari | Especialista em Desenvolvimento de Mercado em Pecuária da Mosaic Fertilizantes

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

avicultura
4 min de leitura A avicultura é fundamental tanto social quanto economicamente, por proporcionar uma fonte acessível de proteína, impulsionar a economia com exportações significativas e...
3 min de leitura A biosseguridade é um componente essencial da avicultura atual. Ao implementar um programa de biosseguridade eficaz, os avicultores podem proteger a saúde...
Sal mineral importância
4 min de leitura Muitos produtores questionam a importância do sal mineral na alimentação do gado. Neste artigo, vamos esclarecer como o sal mineral não é...
Vaca selecionando a planta forrageira.
5 min de leitura Entender o que é uma planta forrageira e seu papel na agropecuária é indispensável para qualquer produtor. Isso porque essas plantas são...
Pilha de ureia, com saca no canto esquerdo da imagem.
4 min de leitura Se você está envolvido com gado de corte, é provável que já tenha ponderado sobre os benefícios ou tido dúvidas acerca da...
Dejetos de suínos: dois porcos dormindo juntinhos.
4 min de leitura O dejeto suíno, é um desafio e uma oportunidade no dia a dia agrícola. Saiba mais sobre o...

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?