Avicultura: o que é, benefícios e importância da nutrição certa

4 min de leitura

A avicultura é fundamental tanto social quanto economicamente, por proporcionar uma fonte acessível de proteína, impulsionar a economia com exportações significativas e promover o desenvolvimento de comunidades locais através da geração de empregos.

No entanto, são necessárias estratégias nutricionais específicas para maximizar a eficiência e a sustentabilidade da produção. Neste texto, exploraremos o que é a avicultura, seus benefícios e a importância de uma nutrição adequada para garantir o sucesso desse setor essencial.

O que é avicultura?

Avicultura é o ramo da agropecuária dedicado à criação de aves, principalmente para a produção de carne e ovos. O termo “avicultura” vem do latim “avis” (ave) e “cultura” (cultivo), significando literalmente o cultivo de aves.

No geral, é responsável pela criação e manejo de diferentes espécies de aves, como patos, perus e codornas, mas é o frango de corte e a galinha poedeira que têm papéis de destaque nesse segmento, sendo os principais responsáveis pela produção em larga escala.

Para que serve a avicultura?

A avicultura é a atividade que possibilita melhorar as técnicas de criação de aves, aumentando a eficiência e a sustentabilidade da produção. Fornecendo alimentos completos e acessíveis, contribuindo para a segurança alimentar global, além da geração de empregos e de promover o desenvolvimento das comunidades rurais.

Quais são os tipos de avicultura

Avicultura pode ser dividida em dois grandes grupos: avicultura de postura e avicultura de corte. A primeira é focada na produção de ovos, enquanto a segunda visa a produção de carne. Dentro desses grupos, existem subcategorias que variam conforme o objetivo e o tipo de criação.

Outro exemplo é a avicultura de reprodução, que se dedica à criação de aves reprodutoras que fornecem ovos férteis para incubação e produção de pintinhos, para a renovação tanto dos plantéis de corte, como os de postura.

Já a avicultura ornamental, se dedica à criação de aves com características estéticas específicas, geralmente para exposição ou como animais de estimação.

Quando falamos dos métodos de criação, encontramos a avicultura alternativa, que inclui sistemas como a criação ao ar livre (free-range) e orgânica, que priorizam o bem-estar animal e a sustentabilidade ambiental.

A avicultura caipira é caracterizada por sistemas semi-intensivos. E por último, mais não menos importante, a avicultura industrial, que abrange a criação intensiva de aves em grande escala, utilizando tecnologias avançadas. Este tipo de avicultura é altamente eficiente e está voltada para a produção em massa, atendendo à alta demanda do mercado global.

Qual a importância da avicultura?

Sendo uma das principais atividades agropecuárias do Brasil, a avicultura contribui significativamente para o PIB e influencia diretamente o desenvolvimento de pequenas e médias cidades, além de ter um forte impacto na economia global.

A carne de frango brasileira, em particular, é a mais consumida no mundo. Em 2023, foram exportadas mais de 5,139 milhões de toneladas para mais de 150 países, gerando quase 10 bilhões de dólares em receitas de exportação, conforme o último relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Além disso, o consumo per capita de carne de frango no Brasil foi de 45,1 kg por habitante, quase 1 kg por semana.

Essa expressividade se dá principalmente na avicultura de corte, mas a avicultura de postura também apresenta bons números. O consumo per capita de ovos no Brasil é de 242 unidades por habitante, sendo o país o 5º maior produtor de ovos do mundo, conforme dados da ABPA, em 2024.

No aspecto social, a cadeia produtiva da avicultura gera cerca de 4 milhões de empregos diretos e indiretos. Apenas nas fábricas, são mais de 300 mil postos de trabalho, além de envolver mais de 50 mil famílias integradas.

Qual a nutrição adequada para a avicultura?

O manejo nutricional adequado depende da finalidade e do tipo de criação, como discutimos anteriormente. Mas de modo geral, as estratégias nutricionais são planejadas conforme a demanda produtiva de cada fase das aves.

Sendo o objetivo principal, especialmente na avicultura industrial, a melhoria da eficiência e conversão alimentar, onde os animais aproveitam ao máximo os nutrientes ingeridos e os convertem no produto pretendido.

Qual a composição ideal das rações na avicultura?

Essa com certeza é a pergunta de milhões na avicultura, mas a resposta é: depende. O que podemos elucidar é que, a suplementação para aves de postura com cálcio e fósforo são essenciais para a formação de cascas de ovos fortes, assim como a inclusão de uma fonte de proteína para garantir a manutenção da produção de ovos. Já em aves de corte, alimentos que fornecem energia são de extrema importância para um rápido ganho de peso.

E de modo geral é necessário garantir:

  • Fontes de energia: milho;
  • Fontes de proteína: soja;
  • Suplementos vitamínicos;
  • Suplementos minerais: cálcio e fósforo;
  • Ácidos orgânicos;
  • Óleos essenciais;
  • Enzimas;
  • Anticoccidianos;
  • Prebióticos e probióticos.

E outro ponto muito importante na nutrição das aves, é o consumo de água. Esta deve ser fornecida às aves de forma ad libitum (sem restrições ou limites), livre de qualquer tipo de contaminante, além de não ter temperatura superior a 24 °C.

Além da nutrição

Vale lembrar que a nutrição não deve ser vista isoladamente no sistema produtivo, pois de nada adianta se ter as melhores matérias-primas e a melhor formulação se, por exemplo:

  • o lote de aves é de baixo potencial genético e com problemas de sanidade;
  • os galpões apresentam problemas de temperatura e ventilação;
  • má qualidade de mistura da ração;
  • manejo ruim por parte do avicultor;
  • má distribuição da ração nos comedouros;
  • má qualidade da água ofertada.

Se esses fatores não forem bem manejados, eles terão influência direta sobre o consumo de ração pelas aves, que diminuirá, com consequente, diminuição dos índices produtivos e rentabilidade do avicultor.

Alcance seus objetivos na avicultura

Diferentes são os tipos de avicultura e seus propósitos, mas todos dependem diretamente de manejos adequados e de uma nutrição balanceada para atingir seus objetivos. A qualidade da alimentação e o manejo correto são fundamentais para garantir a eficiência produtiva e a saúde das aves.

Vale a pena conhecer a linha Foscálcio, de fontes de cálcio, que a Mosaic Fertilizantes oferece para aprimorar a nutrição de suas aves e garantir um desempenho superior.

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

galinhas em galpão de avicultura industrial de postura
4 min de leitura A avicultura, como o próprio nome sugere, refere-se à criação de aves. Mas o que significa avicultura industrial? Neste artigo, exploramos o...
3 min de leitura A biosseguridade é um componente essencial da avicultura atual. Ao implementar um programa de biosseguridade eficaz, os avicultores podem proteger a saúde...
agropecuária: homem caminhando em meio a plantação de milho
6 min de leitura O Brasil se destaca no cenário global como um dos principais líderes na agropecuária, uma atividade econômica vital que integra tanto a...
Suplementação para aves: cabeça de um gado com penas de coloração marrom avermelhado.
7 min de leitura Você descobrirá informações sobre os benefícios que as vitaminas e minerais podem proporcionar através da suplementação para as...
Caixa com vários ovos marrons com um ovo com casca quebrada.
6 min de leitura A qualidade da casca do ovo é um fator que impacta diretamente o comércio do produto. Saiba mais!
Bovinos de pelagem escura comendo em cocho.
7 min de leitura A presença de cálcio e fósforo é crucial para o corpo dos animais, tendo em vista que o primeiro mineral representa cerca...

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?