O Fósforo: Origem

2 min de leitura

O fósforo, de símbolo P, é um elemento que exerce diversas funções essenciais para o bom funcionamento do organismo.  É o segundo mineral em abundância no corpo humano, estando presente nas membranas celulares, integrando a estrutura dos ossos e dentes, tendo participação ativa no metabolismo dos glicídios e atuando na contração muscular.

Etimologicamente, “fósforo” provém do latim “phosphorus”, que quer dizer portador de luz. O fósforo é o 12º elemento químico em abundância na crosta terrestre, representando 0,11% e algumas teorias indicam que a origem desse elemento se deu no Big Bang ou até “semeado” na Terra por meteoros.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre adubo para pastagem

Descoberta do fósforo

O fósforo foi descoberto em 1669 por Henning Brand, um mercador e alquimista de Hamburgo na Alemanha, que estava a procura da pedra filosofal e de ouro.

A descoberta do fósforo foi realizada graças a sua tentativa de produzir ouro a partir da urina. Em 1669 Brand reuniu 50 galões de urina no porão de sua casa e adicionou-lhes produtos químicos que foi escolhendo arbitrariamente.

A pasta resultante foi submetida a um processo de destilação, cujos vapores deveriam transformar-se em ouro quando resfriados em água.

O que obteve, porém, foi uma substância que brilhava na escuridão. Em vez de chegar ao ouro, descobriu o fósforo. Pois, com as adições de Hennig Brand, a urina, um fosfato sódico de amônia, foi transformada num fosfito sódico, que, levado à ebulição, decompôs-se de maneira a liberar o fósforo.

Logo se percebeu a importância comercial dessa descoberta. Pelo caminho percorrido por Hennig Brand, eram necessários 50 litros de urina para obter um grama de fósforo, que era vendido por cerca de 30 dólares atuais por grama, valendo mais que o ouro.

O químico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) descobriu em 1769 um processo semelhante à pasteurização que permitiu a produção de fósforo em larga escala e colocou a Suécia como líder mundial em produtos luminíferos.

E Johan Gottlieb Gahn foi quem, em 1769, descobriu que, para a produção do fósforo de Scheele, o fosfato de cálcio era uma matéria prima mais abundante. Em 1775 ele sintetizou-o, tendo como base o fosfato tricálcio encontrado nos ossos de animais.

O fósforo é o 12º elemento químico em abundância na crosta terrestre, representando 0,11% e algumas teorias indicam a que a origem desse elemento se deu no Big Bang ou até “semeado” na Terra por meteoros.

Artigo escrito por Mateus Leite Rigo | Gerente de Contas Nutrição Animal da Mosaic Fertilizantes.

Fontes: Arquivos pessoais

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

Dejetos de suínos: dois porcos dormindo juntinhos.
4 min de leitura O dejeto suíno, é um desafio e uma oportunidade no dia a dia agrícola. Saiba mais sobre o...
agropecuária: homem caminhando em meio a plantação de milho
5 min de leitura A agropecuária é fundamental para o Brasil, ela é responsável pelo fornecimento de alimentos, criação de empregos e impulsionamento da economia. Neste...
Ração para suínos: porcos comendo
5 min de leitura Entenda mais sobre cuidados com a alimentação, um dos pilares para se ter uma criação econômica viável.
Suplementação para aves: cabeça de um gado com penas de coloração marrom avermelhado.
7 min de leitura Você descobrirá informações sobre os benefícios que as vitaminas e minerais podem proporcionar através da suplementação para as...
Ureia na alimentação animal vários bovinos comendo no cocho.
5 min de leitura A ureia é um composto muito utilizado como fonte protéica na alimentação de ruminante. Aprenda a utilizar ureia...
Caixa com vários ovos marrons com um ovo com casca quebrada.
6 min de leitura A qualidade da casca do ovo é um fator que impacta diretamente o comércio do produto. Saiba mais!

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?