O que é e qual a importância do manejo de pastagem?

5 min de leitura

Em diversos conteúdos sobre criação de bovinos a pasto é muito comum encontrar informações sobre a importância de fazer um manejo de pastagem correto. Mas você sabe qual é a importância da pastagem ser manejada adequadamente? Neste artigo, o tema será mais detalhado. Confira!

O que é o manejo de pastagem?

São intervenções realizadas com o objetivo de se fazer com que o pasto gere ou retorne a níveis adequados na disponibilidade de forragem. Desta forma, a pastagem vai suportar com qualidade e em quantidade necessária o pastejo animal sem que haja a degradação do solo e do ecossistema onde está inserido.

Dentre as práticas usadas para o manejo do pasto, destacam-se:

  • A escolha da planta forrageira mais adequada;
  • Correção de solo;
  • Adubação;
  • Eliminação de plantas daninhas;
  • Controle de pragas;
  • Rotação ou associação com leguminosas;
  • Determinação da altura máxima e mínima de pastejo ideal;
  • Adequação da taxa de lotação;
  • Dentre outras práticas.
Pastagem Degradada

A adubação nitrogenada é uma das práticas mais usuais e consolidada no manejo de pastagem, uma vez que, o nitrogênio é responsável pelo crescimento das plantas e constituinte da molécula de clorofila, dentre outras funções, isso faz com que um pasto adubado com nitrogênio apresente maior crescimento e coloração mais verde. Mas as forrageiras necessitam de muito mais do que nitrogênio para um bom estabelecimento e recuperação, não podendo fazer com que os demais nutrientes sejam negligenciados.

Lembrando que os animais dependem em parte ou totalmente da pastagem para o suprimento das suas necessidades nutricionais. Por isso, uma pastagem bem nutrida é o início para a criação de animais bem nutridos, uma atividade rentável e um sistema de produção que se mantém sustentável.

Qual a importância do manejo de pastagem?

O manejo de pastagens permite ao produtor reduzir ou até mesmo zerar a dependência no uso de ração, pois uma pastagem bem manejada e que possua níveis adequados na oferta de pasto irá suprir as necessidades dos animais.

Segundo a Embrapa, a área de pastagens no Brasil supera a área total destinada para a agricultura, ou seja, no país temos aproximadamente 180 milhões de hectares de pastagens (nativas + plantadas), em comparação a área destinadas a todos os cultivos agrícolas (soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, café, citros e outros) é de 66 milhões de hectares.

manejo-de-pastagem-grafico-sobre-o-uso-agropecuario

Entretanto, estudos apontam que cerca de 1/3 da área de pastagem apresenta algum nível de degradação, isso significa que no Brasil uma área de pastagem equivalente a área de agricultura tem a capacidade de pastejo comprometida.

De acordo com Scott Consultoria, esses fatores fazem com que a taxa de lotação média no país seja de 0,91 UA/ha, abaixo da média de outros importantes países produtores de animais. Com a recuperação de pastagens degradadas e o manejo correto do pasto seria possível dobrar a taxa de lotação nacional.

Quais os principais cuidados no manejo de pastagem?

O cuidado no manejo das pastagens inicia com o conhecimento sobre quais as espécies de forrageiras presentes na área a ser manejada, isso porque diferentes espécies terão diferentes necessidades em seu manejo. Por exemplo, para a determinação da necessidade de adubação os pesquisadores dividem as forrageiras entre grupos das mais e menos exigentes nutricionalmente.

A identificação da forrageira é importante para saber qual a época adequada para fazer as intervenções na área, exemplificando, existem espécies menos resistente ao frio e uma atividade de roçagem em período inadequado pode comprometer a rebrota. Já outras espécies são menos resistentes as pragas, por isso, exigem controle mais rígido das plantas daninhas, doenças e insetos.

Importante ainda adequar a taxa de lotação a área que será pastejada, pois a taxa de lotação acima da suportada pode fazer com que seja comprometida a rebrota daquele pasto e causar prejuízos e degradações ao sistema.

Aquisição de insumos de boa qualidade, sejam eles, sementes, fertilizantes, corretivos de solo e outros.

Diferentemente de outros cultivos agrícolas que tem sua produção colhida e comercializada gerando receita direta, a pastagem traz retorno econômicos de maneira distinta e por isso frequentemente o investimento realizado no ato da aquisição de insumos é reduzido, optando por produtos de menor qualidade.

No entanto, é de conhecimento que os investimentos em produtos que entreguem melhor qualidade geram mais retornos, devido ao melhor estabelecimento e pronta recuperação da forragem, convertendo em ganho de peso animal.

Manejo de pastagem na seca

As pastagens precisam ser bem manejadas ao final do ciclo das chuvas para que possam continuar a fornecer pasto para os animais durante o período da seca. Dentre as práticas que contribuem para aumentar a oferta de forragem durante os meses secos do ano estão:

  • Redução na taxa de lotação ao final do período chuvoso (40-60 dias);
  • Venda programada de animais que reduzirá o número de animais a serem suportados durante a seca;
  • Efetuar a adubação principalmente com nitrogênio nas últimas chuvas;
  • Criar um sistema rotacionado de pastejo;
  • Combinação da oferta de forragem a pasto com outras opções de disponibilidade de alimentos (ração formulada, feno, silagem e suplementação mineral).

Manejo de pastagem rotacionado

O manejo de pasto rotacionado é uma das soluções mais bem sucedidas na criação de animais a pasto. Consiste em subdividir uma área maior em pequenos lotes (piquetes), efetuando o escalonamento entre períodos de pastejo e descanso (regeneração).

Na prática, os produtores colocam uma quantidade de animais no piquete que ficam por um período de poucos dias, após esse período os animais são transferidos para outros piquetes, o piquete anterior recebe a adubação com nitrogênio e em alguns casos irrigação, passando por um período de descanso em torno de 40 dias, a depender da região, clima e número de piquetes na propriedade.

Embora o rotacionado seja um sistema que exige um custo elevado de implantação e manutenção devido aos investimentos com cerca, cochos, adubações frequentes e mão de obra treinada para manejar periodicamente os animais. O manejo de pastagem rotacionado permite trabalhar com altas taxas de lotação de animais.

Manejo-de-pastagem-esquema-de-Pastejo-Rotacionado

Como citado no início do texto, as forrageiras precisam de muito mais do que nitrogênio para um bom estabelecimento e recuperação. Pensando nisso que a Mosaic Fertilizantes produziu uma linha de fertilizantes especialmente para pastagem, uma linha completa com todos os nutrientes que a planta forrageira precisa, descubra mais sobre MPasto clicando no botão abaixo!

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

Sal mineral importância
4 min de leitura Muitos produtores questionam a importância do sal mineral na alimentação do gado. Neste artigo, vamos esclarecer como o sal mineral não é...
Vaca Holandesa
3 min de leitura A vaca Holandesa, reconhecida por sua impressionante capacidade de produção leiteira e suas características marcantes, é uma raça de grande importância na...
Vaca de leite e bezerro se alimentando no pasto.
8 min de leitura Um dos fatores essenciais para garantir que as vacas alcancem alta produção de leite é a nutrição adequada. Ela desempenha um papel...
Diferimento de pastagem: área de pastagem com capim verde.
4 min de leitura Se você tiver dúvidas em relação ao diferimento de pastagem, convido você a ler este artigo especialmente escrito para você. A sazonalidade...
Vaca selecionando a planta forrageira.
5 min de leitura Entender o que é uma planta forrageira e seu papel na agropecuária é indispensável para qualquer produtor. Isso porque essas plantas são...
Pastagem de capim brachiaria com algumas árvores.
4 min de leitura Quer saber mais sobre capim brachiaria? Acesse aqui e leia o artigo completo!

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?