Conheça Alternativas Para Suplementação Animal

3 min de leitura

Um dos fatores que limitam o atingimento do máximo retorno dos animais de produção é com certeza o equilíbrio da alimentação de bovinos, seja na época de seca ou até mesmo nas águas, quando temos abundância de pasto e ai “esquecemos” que não é só do pasto verde, alto, da espécie A ou B que o animal precisa para chegar ao máximo da sua capacidade zootécnica de expor a sua aptidão, seja carne ou leite.

Suplementação animal na seca

Pegamos o período seco do ano que é o mais crítico do ponto de vista geral, onde os animais, vem ou chegam com um escore corporal, bom obtido no período chuvoso do ano e que geralmente perdem a velocidade de ganho ou até mesmo perdem produtividade nesse período, chegando a tão temida categoria de “boi balão” – enche e esvazia com o tempo.

Suplementação animal: leia nosso ebook sobre adubação de pasto e saiba como melhorar ainda mais o desempenho dos seus animais.

Antes de falarmos de suplemento ideal, vamos ao ponto principal que é o manejo das pastagens, que servirão de lastro e fundamental para que tenhamos sucesso no desafio de ganhar ou no mínimo manter o desempenho dos animais por meio da alimentação de bovinos.

Na grande maioria das regiões do Brasil, com exceção do sul do Brasil, as pastagens entram em processo de maturação, de fevereiro/março, processo este que irá gerar aumento nos teores de fibra e lignina, ou seja, maior indicie de matéria seca.

Esta fase, em geral reduz em 50% os níveis de proteína da espécie implantada, além de redução de energia e minerais que alie estão presentes quando temos a folha verde, que por consequência irá diminuir a ação microbiana a nível ruminal.

Nesta situação, onde temos uma oferta de matéria seca, o uso da tecnologia dos proteinados, produtos que são ofertados aos animais na alimentação de bovinos, por volta de 0,09 a 0,14% do peso vivo por dia é uma ótima solução pois iremos suplementar, ou seja, ofertar aquilo que a planta não está oferecendo aos animais para que este possa demostrar todo o seu potencial.

Suplementação animal nas águas

Não menos importante é a suplementação nas águas…. são nas águas onde além de termos todo o potencial da planta, temos com certeza a utilização do máximo rendimento das bactérias ruminais que estão presentes em número menor do que deveria estar quando correlacionada a oferta de pastagem ingerida pelo animal, se não ofertarmos o suplemento ideal para que ocorra a correta colonização pelas bactérias saprófagas a nível ruminal.

No quadro abaixo, podemos ilustrar dois tipos de situação sendo que na coluna da esquerda são animais com pasto bom tanto nas águas quanto nas secas só que sem a suplementação e na coluna da direita este mesmo pasto só que os animais suplementados adequadamente.

Com a adoção de tecnologias disponíveis no mercado, já totalmente testadas e aprovadas, estas funcionam sim. Porque nestes casos, a correta suplementação irá aumentar o consumo e a digestibilidade da fibra, maximizar a absorção de todos os nutrientes da pastagem, seja nas águas bem como na seca e sem dúvida a não menos importante, melhorar de forma direta o desempenho dos animais.

Suplementação animal: Demonstrativo de microorganismos celulolíticos com e sem suplemento na seca e nas águas.

Fonte: Dados internos Gerência de Produtos Feed – Mosaic Fertilizantes

Para que possamos ter êxito nestas opções de suplementação acima ou estratégias de uso das tecnologias disponíveis, é imperecível o planejamento dos piquetes no tocante a disponibilidade de forragem, tipos de aguadas e o manejo sanitário da propriedade.

Sem estes fatores alinhados, a necessidade de darmos um passo a traz para rever onde estamos situados é imprescindível, se não, a adoção da tecnologia passará de um investimento para um custo.

Se você gostou desse texto, leia também nosso ebook sobre adubação de pasto e saiba como melhorar ainda mais o desempenho dos seus animais.

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

Sal mineral importância
4 min de leitura Muitos produtores questionam a importância do sal mineral na alimentação do gado. Neste artigo, vamos esclarecer como o sal mineral não é...
Vaca selecionando a planta forrageira.
5 min de leitura Entender o que é uma planta forrageira e seu papel na agropecuária é indispensável para qualquer produtor. Isso porque essas plantas são...
Pilha de ureia, com saca no canto esquerdo da imagem.
4 min de leitura Se você está envolvido com gado de corte, é provável que já tenha ponderado sobre os benefícios ou tido dúvidas acerca da...
Ureia na alimentação animal vários bovinos comendo no cocho.
5 min de leitura A ureia é um composto muito utilizado como fonte protéica na alimentação de ruminante. Aprenda a utilizar ureia...
Composição do leite: vacas sendo ordenhadas por aparelhos
8 min de leitura Animais nutridos eficientemente além de permitir uma maior lucratividade para o produtor, tendem a produzir um leite de...
Fosfato Bicálcico: bovinos se alimentando
3 min de leitura Você sabia que o fosfato bicálcico é um componente essencial na produção de rações e suplementos para animais? Sua aplicação está voltada...

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?