O Brasil é uma das grandes potências mundiais do agronegócio, o que se dá pela inovação e tecnologia na agropecuária, que já vem mostrando resultados animadores. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio representa cerca de 30% do PIB nacional.
Seja na agricultura ou na pecuária, investir em tecnologia e inovação está se tornando cada vez mais indispensável, afinal, é a principal forma de otimizar custos e processos, ganhar produtividade e se manter competitivo, tanto no cenário nacional quanto internacional.
Insumos, sistemas e máquinas são apenas alguns dos recursos disponíveis, que podem ser potencializados com a integração de outras novidades em inovação para o agronegócio, como Inteligência Artificial, drones e outras que serão apresentadas a seguir, junto com seus benefícios.
Como a tecnologia traz benefícios para a agropecuária?
A tecnologia traz benefícios significativos para a agropecuária, impactando diretamente em diversos aspectos:
- Produtividade: a automação e o uso de sensores aumentam a eficiência no campo, permitindo maior rendimento das colheitas com menos esforço;
- Redução de custos: a tecnologia otimiza o uso de insumos e reduz a necessidade de mão de obra, resultando em operações mais econômicas;
- Qualidade dos produtos: tecnologias avançadas garantem alimentos de melhor qualidade e segurança, com controle rigoroso em toda a cadeia de produção;
- Sustentabilidade ambiental: práticas como irrigação inteligente e biotecnologia otimizam o uso de recursos naturais e minimizam impactos ambientais;
- Monitoramento nutricional e sanitário: na pecuária de corte, o uso de tecnologias e práticas inovadoras otimiza o ganho de peso e a qualidade da carne, atendendo aos padrões de mercado;
- Pecuária sustentável: tecnologias para manejo de pastagens e controle ambiental promovem práticas sustentáveis, garantindo a viabilidade econômica e preservação ambiental.
Segundo pesquisa realizada pela Embrapa, em parceria com Sebrae e Inpe, 84% dos agricultores brasileiros utilizam tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola, e, consequentemente, já aproveitam esses benefícios.
Quais são as principais tendências em inovação agropecuária atualmente?
As novidades em inovação para o agronegócio trazem consigo ferramentas capazes de apoiar um modelo sustentável e competitivo, que leva a uma agricultura baseada em ciência e inovação. Entre as principais e que já vem sendo utilizadas no campo estão:
Inteligência Artificial (IA)
A adoção da IA na agropecuária é benéfica tanto na gestão quanto nos processos de produção, uma vez que, além de auxiliar na análise de dados e identificação de padrões, ela pode ser incorporada no monitoramento de lavouras, controle de pragas em larga escala e até na previsão da safra.
A Mosaic, por exemplo, já conta com a sua própria IA, a Fer! Com ela, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o portfólio de produtos da Mosaic, saúde do solo, manejo de culturas, clima e outras questões relacionadas ao mundo agropecuário. A Fer está disponível 7 dias por semana, 24h por dia. Para falar com ela envie uma mensagem, via WhatsApp, para o número (11) 95064-6237 ou clique aqui!
Internet das Coisas (IoT)
O uso de IoT, com os avanços tecnológicos e recursos de apoio, proporciona a coleta de dados em tempo real através de sensores espalhados pelo campo, monitoramento de clima e saúde da lavoura e dos animais. Combinada à IA, ela se torna ainda mais poderosa e eficaz.
Drones
Os drones são uma ótima ferramenta para aumento da produtividade e redução dos deslocamentos no campo. Com eles é possível visualizar áreas grandes e distantes, obter imagens para análise posterior, e, se combinado à IoT e IA, ajuda a melhorar a qualidade da produção.
Blockchain
O uso de blockchain ainda é tímido, mas vem se mostrando como uma forma eficaz de garantir a rastreabilidade dos produtos agrícolas, possibilitando que consumidores tenham acesso a informações de origem, qualidade e sustentabilidade dos alimentos.
Big Data
Com a adoção de tecnologias como IA, IoT e drones, o volume de dados tende a crescer rapidamente, proporcionando a oportunidade para decisões mais precisas e a antecipação de problemas.
Além dessas tendências, uma pesquisa da revista MIT Technology Review, em parceria com a Cubo Agro, identificou outras tecnologias com intenção de investimento:
- Agricultura de precisão
- Georreferenciamento
- Meteorologia digital
- Interfaces naturais e assistentes virtuais
- Combustível e energia alternativa
- Fenotipagem digital
Quais os desafios no uso de inovação e tecnologia na agropecuária?
O uso de inovação e tecnologia na agropecuária enfrenta desafios significativos, que impedem uma adoção mais ampla e eficaz.
Segundo pesquisa da KPMG, a alta taxa de juros, a baixa disponibilidade de crédito e os prazos insuficientes para pagamentos dificultam o acesso às novas tecnologias, tornando o investimento em inovação mais demorado.
A baixa qualidade da internet e a indisponibilidade em áreas rurais também são obstáculos significativos, dificultando o uso de tecnologias conectadas e o acesso a informações em tempo real.
Esses desafios, se não superados, podem comprometer o desenvolvimento sustentável e a competitividade do setor.
Principais técnicas de inovação e tecnologia na agropecuária
O uso de tecnologia na agropecuária, além de proporcionar um ambiente inovador, também permite aos produtores e indústrias explorar técnicas inovadoras, promovendo sustentabilidade e eficiência produtiva.
No cultivo sustentável, a agricultura de precisão se destaca por otimizar o uso de insumos, reduzindo o impacto ambiental, preservando o solo e a biodiversidade. Sistemas automatizados e sensores permitem o monitoramento em tempo real da umidade do solo e da qualidade da água, garantindo o uso racional dos recursos hídricos.
Na pecuária, a terminação intensiva a pasto otimiza o ganho de peso dos animais em menor tempo através do uso de pastagens de alta qualidade e suplementação estratégica. E pode ser potencializada com dados obtidos através do uso de tecnologias como IoT e drones.
Ainda no setor de pecuária, a mitigação de gases do efeito estufa vem sendo feita com o uso de tecnologias que ajudam a reduzir as emissões de metano. Entre essas tecnologias temos os aditivos para alimentação animal e o manejo sustentável, feito com o uso de sistemas e ferramentas de apoio como IA, IoT e sensores.
Inovação e sustentabilidade: o caminho para o futuro da agropecuária brasileira
A inovação e tecnologia desempenham papéis fundamentais na evolução da agropecuária, tornando-a mais eficiente e sustentável. E, mesmo com os desafios enfrentados, o setor segue apresentando avanços significativos
Com a concorrência ficando cada vez mais forte, integrar inovações tecnológicas aos processos já existentes passa a ser uma necessidade para garantir a competitividade do agronegócio brasileiro, tanto no mercado interno quanto global.
E para ajudar o produtor, a Mosaic combinou inovação, tecnologia e sustentabilidade em uma linha de produtos, a MPasto, que é exclusiva para adubação da pastagem e ajuda a maximizar a eficiência produtiva e melhorar a rentabilidade do seu rebanho.
Conheça a linha MPasto e saiba como ela pode ajudar no manejo da pastagem!
Este artigo foi útil? Avalie