As informações de reservas de fósforo e viabilidade das mesmas é muito difícil de ser levantada, pois são informações consideradas confidenciais pelos detentores dessas reservas e a viabilidade geralmente é estimada pela condição de mercado/preço do momento da análise.
Sabe- se que o Marrocos é hoje o detentor da maior reserva economicamente viável e com uma utilização pouco expressiva dessa matéria prima se consolidou como principal exportador mundial de fósforo.
Por ser o maior exportador, muitos mercados domésticos e outras operações internacionais utilizam as referências das negociações desse país, que históricamente são trimestrais, para formar seus preços/condições.
As reservas minerais de Fósforo no mundo podem ter sua origem em Rochas Ígneas ou em Rochas Sedimentares ( estiamtiva de que 80% das reservas seja na forma de Rochas Sedimentares ).
Figura 1: Reservas Ígneas e Sedimentares
As Rochas Sedimentares são mais antigas e já sofreram mais intemperismo, por isso tendem a ser mais friáveis, com maior facilidade de mineração, britagem, etc, porém devido a essa condição são mais propicias a terem maior nível de contaminantes.
As Rochas Ígneas são de origem vulcânica, mais jovens e por isso sofreram menos intemperismo, ficando mais protegidas de possíveis contaminantes, porém são “duras” e difíceis de minerar, muitas vezes sendo necessário o desmonte com explosivos e diversas britagens até que sejá viável atacar o fósforo presente nesse minério.
Artigo escrito por Mateus Leite Rigo | Gerente de Contas Nutrição Animal da Mosaic Fertilizantes.
Fontes: Arquivos pessoais e da Mosaic
Este artigo foi útil? Avalie