Vaca Girolando: o que é e qual sua importância na pecuária leiteira?

6 min de leitura

Conhecida por sua rusticidade, adaptabilidade e leite de alta qualidade, a vaca Girolando é uma das principais escolhas dos produtores de leite que buscam aumentar a produção e a eficiência na criação de gado leiteiro.

A raça Girolando é considerada uma das mais importantes para a produção de leite no Brasil, devido à sua alta capacidade de produção e adaptabilidade a diferentes condições climáticas e de manejo. 

Este tema chamou sua atenção? Então dê uma lida no artigo a seguir!

Produção de leite no Brasil

copo de leite fresco

A produção de leite brasileira corresponde a 4,4% da produção mundial, chegando à produtividade de 25,5 bilhões de litros de leite no ano de 2020. As maiores regiões do Brasil produtoras de leite são Sudeste (39,2%) e Sul (37,9%), e com contribuições significativas nas regiões Centro Oeste (12,2%), Nordeste (6,7%) e Norte (4,0%). 

Analisando os resultados de 2006 a 2017 o número de produtores de leite caiu de 1,35 milhão para 1,17 milhão, assim como a redução de vacas ordenhadas que passaram de 12,711 milhões para 11,507 milhões, porém, houve aumento na produção de leite no Brasil chegando a 9,5 bilhões de litros de leite. Ou seja, crescimento de 47%, isto devido ao investimento e utilização de raças mais produtivas, aliado a manejo nutricional, sanitário e instalações.

Origem e características da raça Girolando

A vaca Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil, apresentando diversos diferenciais em relação a demais raças, tais como:

  • Alta produtividade;
  • Rusticidade;
  • Precocidade;
  • Longevidade;
  • Fertilidade;
  • Alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima. 

A origem do gado Girolando foi a partir do cruzamento de um touro Gir com vacas Holandesas na década de 1940, no Vale do Paraíba SP, por isso, é considerada uma raça genuinamente brasileira. A priori o objetivo principal do cruzamento das raças era conseguir animais de fácil adaptação ao clima tropical.

Posteriormente outras características positivas foram observadas nas vacas Girolando, tanto em características fisiológicas quanto em morfológicas, excelentes para a produção nos trópicos, tais como: 

  • Capacidade e suporte de úbere;
  • Pigmentação;
  • Tamanho de tetos;
  • Aprumos e pés fortes;
  • Capacidade termorreguladora;
  • Conversão alimentar;
  • E eficiência reprodutiva. 

Com as características do gado Girolando é possível melhorar a rentabilidade da pecuária leiteira, pois garante maiores produtividades e menor custo de produção, já que a raça possui boa adaptabilidade sob pastejo.

São baixos os índices de problemas de parto e retenção de placenta em novilhas e vacas Girolandos. A vida produtiva (idade à 1ª cria) se inicia frequentemente aos 33 meses de idade, obtendo pico de produção de leite até os 10 anos, porém produzindo satisfatoriamente até aos 15 anos.

Os bovinos Girolandos são considerados muito dóceis, porém, ativos, sadios e vigorosos.

Falando um pouco dos machos Girolandos, destaca-se a maior produção de espermatozoides sadios, ou seja, viáveis, devido conseguir fazer a regulação da temperatura da bolsa escrotal, que está relacionada intimamente com a temperatura do corpo, resultando em valor genético agregado desses animais.

A vaca Girolando tem sido muito utilizada pelos criadores da bovinocultura leiteira, pelo sucesso obtido através do cruzamento das raças Gir e Holandês e possuir diversos graus de sangue. 

O cruzamento mais buscado pelos criadores é a combinação de 5/8 Holandês e 3/8 Gir, considerados animais com bom desempenho zootécnico, capacidade de adaptação, rusticidade e padronização racial. Esse cruzamento é chamado de Puro Sintético (PS) da raça Girolando. Da raça Gir foi herdado a capacidade de adaptação e a rusticidade, enquanto, que da raça Holandês as características principais herdadas foram a grande produção de leite.

Quantos litros de leite uma vaca Girolando produz por dia?

Pesquisas realizadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no ano de 2018 foram observadas vacas Girolando no período de lactação de 305 dias, que apresentaram uma produção de leite média de 5041 litros. 

Na tabela 1 observa-se que houve uma evolução na produção de leite nos últimos trinta anos, passando de 1990 kg médios para 5671 kg de leite, ou seja, produções médias diárias de 8,29 kg de leite em 1989 para 21,08 kg em 2019. Esses avanços só foram possíveis devido a pesquisas relacionadas a manejo, alimentação e melhoramento genético da raça.

Tabela com índices zootécnicos do gado girolando desde 1989 até 2019.

Recordes de produção de leite da vaca Girolando se deu a partir de 2017, quando um animal da raça ultrapassou o recorde mundial de produção leiteira. No mesmo ano, uma vaca produziu em um dia 120,48 kg e passou para 127,57 kg de leite em 2019, ambos superiores ao recorde mundial que era de 115 kg.

O Sumário 2019, para a Avaliação Genômica das Vacas, mostra resultados de produção de leite das vacas Girolando de acordo com o grau de sangue utilizado nas propriedades:

  • Girolando (1/2 Hol: 1/2 Gir): são os animais com maiores médias para produção de leite total na lactação (5.823 kg) e produção em até 305 dias (5.288 kg);
  • Girolando (3/4 Hol: 1/4 Gir): as vacas têm as maiores médias para a lactação de 273 dias;
  • Girolando (1/4 Hol: 3/4 Gir): animais com menores produções para a lactação de 234 dias, com produção de leite em até 305 dias, de 3.656 kg e produção total (3.926 kg).

Qual a diferença entre a raça Gir e Girolando?

A raça Gir originária da Índia encontra-se no Brasil desde 1911. São bovinos de porte médio, possuindo 12 cores reconhecidas de pelagem (vermelho, reconhecido em todas as tonalidades). Possuem cabeças de largura e comprimento médios, tendo a fronte larga, lisa e a marrafa bem jogada para trás. 

Os chifres da Gir são médios, de cor escura, grossos na base, saindo para baixo e para trás. Possui corpo amplo e moderadamente comprido, sendo o pescoço do macho de tamanho médio, musculoso e na fêmea mais fina e comprida. A aptidão inicialmente era para produção de carne, no entanto, com avanços da raça, hoje é de dupla aptidão (carne e leite).

Os bovinos da raça Girolando são considerados sintéticos, originários do Brasil. Deu-se início na década de 40 os cruzamentos da raça Gir com Holandês com intuito de se alcançar rusticidade e produtividade. As cabeças dos Girolando são descarnadas, com largura e comprimento médio e fronte larga e plana. 

A pelagem dos animais da raça Girolando é de cor preta, preta mamona e mamona clara, preta pintada de branco, castanha em todas as suas tonalidades (clara e escura), castanha mamona e mamona de castanho, castanha pintada de branco, vermelho em tonalidades típicas, vermelha pintada de branco. 

Algumas características particulares como pelos curtos, finos, brilhantes, delicados e sedosos são observadas. A aptidão da raça é mais direcionada a produção de leite, porém, machos criados para produção de carne têm tido bom desempenho.

Manejo de vaca Girolando

Manejo recomendado com animais da raça Girolando se inicia com o grau de sangue pretendido dentro da propriedade, variando conforme o ambiente e o objetivo do produtor. Levando em consideração que quanto menor a composição Holandesa, maior será a rusticidade do animal, no entanto, menor a produção de leite.

Controle zootécnico deve ser realizado de forma eficiente, obtendo dados da vida produtiva e reprodutiva dos animais para poder tomar decisões mais precisas relacionadas a rentabilidade da atividade.

O manejo alimentar deve ter critério para ser formulado, com objetivo de fornecer nutrientes em quantidades adequadas com a capacidade produtiva. A relação concentrado: volumoso influencia diretamente na produção e qualidade do leite produzido. Para volumosos (silagem, feno, pasto, capim verde picado) em quantidade e qualidade pode se fazer o uso de tecnologia e ferramentas mais eficientes. 

O manejo sanitário deve ser realizado seguindo as recomendações por categoria e acompanhando os calendários de vacinação para cada região, com objetivo de prevenir e realizar a manutenção do rebanho leiteiro na propriedade.

Um bom manejo da pastagem atendendo a exigência de nutrientes, através de adubações, obtém-se resultados em maior quantidade e de melhor qualidade. 

A Mosaic Fertilizantes tem disponível no mercado, fertilizantes destinados especialmente para pastagens, o MPasto, com formulações específicas para todas as forrageiras, visando contribuir com a recolocação de nutrientes no solo e proporcionar nutrição da planta. Saiba mais clicando no botão abaixo!

CTA de contato

Artigo escrito por Diego Echeverria | Assistente Técnico MPasto – Cooperado UNICAMPO para Mosaic Fertilizantes  

Veja as referências consultadas para criação deste texto: fontes.

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

agropecuária: homem caminhando em meio a plantação de milho
6 min de leitura O Brasil se destaca no cenário global como um dos principais líderes na agropecuária, uma atividade econômica vital que integra tanto a...
Sal mineral importância
4 min de leitura Muitos produtores questionam a importância do sal mineral na alimentação do gado. Neste artigo, vamos esclarecer como o sal mineral não é...
Vaca Holandesa
3 min de leitura A vaca Holandesa, reconhecida por sua impressionante capacidade de produção leiteira e suas características marcantes, é uma raça de grande importância na...
Vaca de leite e bezerro se alimentando no pasto.
8 min de leitura Um dos fatores essenciais para garantir que as vacas alcancem alta produção de leite é a nutrição adequada. Ela desempenha um papel...
Diferimento de pastagem: área de pastagem com capim verde.
4 min de leitura Se você tiver dúvidas em relação ao diferimento de pastagem, convido você a ler este artigo especialmente escrito para você. A sazonalidade...
Pastagem de capim brachiaria com algumas árvores.
4 min de leitura Quer saber mais sobre capim brachiaria? Acesse aqui e leia o artigo completo!

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?