Qual a diferença da produção pecuária no Brasil e nos países concorrentes?

5 min de leitura

A pecuária no Brasil é uma atividade de grande relevância para o país, além de ser uma das atividades mais antigas do planeta, é considerada uma das mais produtivas do mundo. 

O Brasil, por exemplo, é destaque como o maior exportador de carne bovina, segundo o IBGE, em 2021 eram cerca de 224 milhões de bois e vacas no país. São mais bovinos do que pessoas — no mesmo ano, a população brasileira era de 214 milhões.

Nesse conteúdo, entenda como o Brasil se apresenta no setor em relação aos outros países e entenda quais os tipos de pecuária existentes. Além disso, saiba em qual posição o país se encontra no ranking de produção mundial. Confira!

Qual é o tipo de pecuária que predomina no Brasil?

A criação da pecuária bovina de corte é a que predomina no Brasil. Entre 2019 e 2020, o país saltou de 8,4% para 10% em sua participação no Produto Interno Bruto (PIB).

De maneira didática, classificamos a pecuária conforme sua finalidade produtiva. A primeira se trata da pecuária de corte, que se refere à criação de animais (bovinos, suínos, frango, caprinos, ovinos e outros) com aptidão para produção de carne.

A pecuária leiteira no Brasil é a que, conforme o nome, se trata da criação de animais para a produção de leite e seus derivados como queijo, iogurte e manteiga. Há, ainda, a pecuária de lã que diz respeito à criação de caprinos e ovinos para a produção e fornecimento de pele/lã.

Nesse contexto, ainda existe outra divisão que ocorre por meio do funcionamento da produção, como a utilização do espaço e as técnicas usadas no manejo dos rebanhos. A seguir, vejamos um pouco mais sobre essas modalidades.

Pecuária Extensiva

A pecuária extensiva no Brasil tem como característica principal a criação dos animais soltos para se alimentar da pastagem disponível. Neste caso, não exige muito investimento na aplicação de tecnologias.

No Brasil, 90% da produção está inserida nesta modalidade. Nela, os produtores utilizam nutrientes do pasto para suprir os animais. No entanto, além da pastagem é necessário realizar uma suplementação na criação, principalmente no período seco do ano.

Sendo assim, há uma necessidade baixa de investimentos. Por outro lado, é necessário a ocupação de grandes áreas para este tipo de criação, o que pode ser um impeditivo de acordo com a área disponível.

Pecuária Intensiva

Diferente da primeira, a pecuária intensiva é aquela onde os animais são criados em confinamento, com condições adaptadas e alimentação balanceada. Portanto, há o emprego intensivo de tecnologia e mão de obra, assim como um alto grau de investimento, o que promove uma alta produtividade.

Neste tipo de pecuária, o produtor investe em uma série de técnicas para aumentar os resultados, como a inseminação artificial. Portanto, se trata de uma pecuária mais moderna que necessita de áreas menores, porém com mais recursos.

Qual a posição do Brasil no cenário mundial em relação à agropecuária?

Atualmente, a agropecuária é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil, que se destaca na produção de soja e de carne no mundo todo. Para se ter ideia, o alimento produzido nos solos brasileiros chega a 800 milhões de pessoas no planeta. Prova de que a pecuária brasileira é uma atividade altamente eficiente e provoca um alto impacto na cadeia produtiva mundial.

Considerando a quantidade, segundo os dados do IBGE, os 224 milhões de cabeças de gado estão concentrados em sua maioria na região Centro-Oeste do país. Inclusive, a carne bovina ocupa a quinta posição entre as mercadorias de exportação.

Além da quantidade, o país se destaca na qualidade de sua produção, tornando seus produtos um dos mais cobiçados pelo mercado externo. Entre os maiores compradores da carne brasileira, se encontram a China, o Chile, as Filipinas e os Estados Unidos.

Isso quer dizer que o Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do planeta, representando 20% do território nacional, ocupado com pastagens destinadas para a criação de gado.

Em contrapartida, mesmo apresentando apenas 15% dos bovinos presentes no mundo, os Estados Unidos assumem o primeiro lugar na produção e no consumo de carne do planeta. Conforme os dados da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o país consumiu 12,6 milhões de toneladas em 2018, ou seja, 20,7% do consumo mundial.

Entre os maiores consumidores de carne bovina, o Brasil fica em terceiro lugar, consumindo cerca de 7,9 milhões de toneladas em 2018. A China ocupa o segundo lugar, consumindo cerca de 8,5 milhões de toneladas.

Como é a pecuária brasileira em comparação a outros países?

As exportações de carnes brasileiras renderam US $265 bilhões entre 2000 e 2020. Assim, em 2020, o país tornou-se o maior exportador de carne bovina no mundo, representando 14,4% do mercado internacional, com 2,2 milhões de toneladas.

Em seguida, temos a Austrália, Estados Unidos e Índia. Isso quer dizer que o Brasil passou a ser o país com o maior rebanho do mundo em 2020, seguido pela Índia com 190 milhões de cabeças.

No entanto, quando adicionamos a produção de aves e de suínos, o país ocupa a terceira posição no ranking mundial de mercado internacional, representando 9,2% em 2020, ou seja, 29 milhões de toneladas, seguido da China e dos Estados Unidos.

Em relação à carne de frango, importante alimento tanto para consumo interno como exportações, o país corresponde ao quarto maior rebanho de galináceos do mundo, com 5,6% do total em 2020. Nesse contexto, os três maiores rebanhos são a China (19,2%), a Indonésia (14,7%) e os Estados Unidos (7,5%).

Já na pecuária suína, o Brasil ocupa a terceira posição mundial na produção, apresentando cerca de 41 milhões de cabeças, isto é 4,4% do total. Neste setor, a China se destaca, possuindo 41,4% do rebanho mundial. Os Estados Unidos ficam com o segundo lugar.

Por conta disso, a pecuária no Brasil possui grande relevância para o país. Entre seus pontos fortes, destacamos:

  • Ganho estimado de 6 bilhões de reais com exportações de carne;
  • Segundo maior país exportador de carne no mundo;
  • Parque industrial com competência para abater quase 200 mil bovinos por dia;
  • Emprega cerca de 1,6 milhões de pessoas.

Além disso, o Brasil apresenta um dos menores custos de produção em relação aos outros países, assim como a melhor qualidade de produtos oferecidos, que favorecem o crescimento do setor.

Pecuária brasileira lidera o setor

O Brasil lidera mundialmente na exportação, tanto em quantidade como no volume financeiro. Neste caso, vários fatores contribuíram para isso. Dentre as principais vantagens, temos a expansão vertical, isto é, com menor impacto ambiental, devido ao incremento da produtividade e da produção.

Portanto, para manter esses resultados favoráveis no setor é necessário melhorar os aspectos de segurança alimentar, sanitária e certificação de processos e qualidade de origem do rebanho, ou seja, aspectos de gestão do mercado agropecuário.

Vale lembrar que a pecuária no Brasil manteve-se favorável mesmo com as sanções de importação da carne da União Europeia. Afinal, como você leu até aqui, o país consegue se manter entre os principais líderes do setor por conta de sua produção de alta qualidade e quantidade.
Nesse contexto, a Mosaic Fertilizantes oferece os nutrientes necessários para alcançar o potencial máximo produtivo dos animais, com qualidade e segurança que sua criação precisa. Conheça mais sobre os benefícios desse fertilizante ideal para pastagem.

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

Sal mineral importância
4 min de leitura Muitos produtores questionam a importância do sal mineral na alimentação do gado. Neste artigo, vamos esclarecer como o sal mineral não é...
Vaca Holandesa
3 min de leitura A vaca Holandesa, reconhecida por sua impressionante capacidade de produção leiteira e suas características marcantes, é uma raça de grande importância na...
Vaca de leite e bezerro se alimentando no pasto.
8 min de leitura Um dos fatores essenciais para garantir que as vacas alcancem alta produção de leite é a nutrição adequada. Ela desempenha um papel...
Diferimento de pastagem: área de pastagem com capim verde.
4 min de leitura Se você tiver dúvidas em relação ao diferimento de pastagem, convido você a ler este artigo especialmente escrito para você. A sazonalidade...
Vaca selecionando a planta forrageira.
5 min de leitura Entender o que é uma planta forrageira e seu papel na agropecuária é indispensável para qualquer produtor. Isso porque essas plantas são...
Pastagem de capim brachiaria com algumas árvores.
4 min de leitura Quer saber mais sobre capim brachiaria? Acesse aqui e leia o artigo completo!

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?