Qual a diferença da produção pecuária no Brasil e nos países concorrentes?

5 min de leitura

A pecuária no Brasil é uma atividade de grande relevância para o país, além de ser uma das atividades mais antigas do planeta, é considerada uma das mais produtivas do mundo. 

O Brasil, por exemplo, é destaque como o maior exportador de carne bovina, segundo o IBGE, em 2021 eram cerca de 224 milhões de bois e vacas no país. São mais bovinos do que pessoas — no mesmo ano, a população brasileira era de 214 milhões.

Nesse conteúdo, entenda como o Brasil se apresenta no setor em relação aos outros países e entenda quais os tipos de pecuária existentes. Além disso, saiba em qual posição o país se encontra no ranking de produção mundial. Confira!

Qual é o tipo de pecuária que predomina no Brasil?

A criação da pecuária bovina de corte é a que predomina no Brasil. Entre 2019 e 2020, o país saltou de 8,4% para 10% em sua participação no Produto Interno Bruto (PIB).

De maneira didática, classificamos a pecuária conforme sua finalidade produtiva. A primeira se trata da pecuária de corte, que se refere à criação de animais (bovinos, suínos, frango, caprinos, ovinos e outros) com aptidão para produção de carne.

A pecuária leiteira no Brasil é a que, conforme o nome, se trata da criação de animais para a produção de leite e seus derivados como queijo, iogurte e manteiga. Há, ainda, a pecuária de lã que diz respeito à criação de caprinos e ovinos para a produção e fornecimento de pele/lã.

Nesse contexto, ainda existe outra divisão que ocorre por meio do funcionamento da produção, como a utilização do espaço e as técnicas usadas no manejo dos rebanhos. A seguir, vejamos um pouco mais sobre essas modalidades.

Pecuária Extensiva

A pecuária extensiva no Brasil tem como característica principal a criação dos animais soltos para se alimentar da pastagem disponível. Neste caso, não exige muito investimento na aplicação de tecnologias.

No Brasil, 90% da produção está inserida nesta modalidade. Nela, os produtores utilizam nutrientes do pasto para suprir os animais. No entanto, além da pastagem é necessário realizar uma suplementação na criação, principalmente no período seco do ano.

Sendo assim, há uma necessidade baixa de investimentos. Por outro lado, é necessário a ocupação de grandes áreas para este tipo de criação, o que pode ser um impeditivo de acordo com a área disponível.

Pecuária Intensiva

Diferente da primeira, a pecuária intensiva é aquela onde os animais são criados em confinamento, com condições adaptadas e alimentação balanceada. Portanto, há o emprego intensivo de tecnologia e mão de obra, assim como um alto grau de investimento, o que promove uma alta produtividade.

Neste tipo de pecuária, o produtor investe em uma série de técnicas para aumentar os resultados, como a inseminação artificial. Portanto, se trata de uma pecuária mais moderna que necessita de áreas menores, porém com mais recursos.

Qual a posição do Brasil no cenário mundial em relação à agropecuária?

Atualmente, a agropecuária é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil, que se destaca na produção de soja e de carne no mundo todo. Para se ter ideia, o alimento produzido nos solos brasileiros chega a 800 milhões de pessoas no planeta. Prova de que a pecuária brasileira é uma atividade altamente eficiente e provoca um alto impacto na cadeia produtiva mundial.

Considerando a quantidade, segundo os dados do IBGE, os 224 milhões de cabeças de gado estão concentrados em sua maioria na região Centro-Oeste do país. Inclusive, a carne bovina ocupa a quinta posição entre as mercadorias de exportação.

Além da quantidade, o país se destaca na qualidade de sua produção, tornando seus produtos um dos mais cobiçados pelo mercado externo. Entre os maiores compradores da carne brasileira, se encontram a China, o Chile, as Filipinas e os Estados Unidos.

Isso quer dizer que o Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do planeta, representando 20% do território nacional, ocupado com pastagens destinadas para a criação de gado.

Em contrapartida, mesmo apresentando apenas 15% dos bovinos presentes no mundo, os Estados Unidos assumem o primeiro lugar na produção e no consumo de carne do planeta. Conforme os dados da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o país consumiu 12,6 milhões de toneladas em 2018, ou seja, 20,7% do consumo mundial.

Entre os maiores consumidores de carne bovina, o Brasil fica em terceiro lugar, consumindo cerca de 7,9 milhões de toneladas em 2018. A China ocupa o segundo lugar, consumindo cerca de 8,5 milhões de toneladas.

Como é a pecuária brasileira em comparação a outros países?

As exportações de carnes brasileiras renderam US $265 bilhões entre 2000 e 2020. Assim, em 2020, o país tornou-se o maior exportador de carne bovina no mundo, representando 14,4% do mercado internacional, com 2,2 milhões de toneladas.

Em seguida, temos a Austrália, Estados Unidos e Índia. Isso quer dizer que o Brasil passou a ser o país com o maior rebanho do mundo em 2020, seguido pela Índia com 190 milhões de cabeças.

No entanto, quando adicionamos a produção de aves e de suínos, o país ocupa a terceira posição no ranking mundial de mercado internacional, representando 9,2% em 2020, ou seja, 29 milhões de toneladas, seguido da China e dos Estados Unidos.

Em relação à carne de frango, importante alimento tanto para consumo interno como exportações, o país corresponde ao quarto maior rebanho de galináceos do mundo, com 5,6% do total em 2020. Nesse contexto, os três maiores rebanhos são a China (19,2%), a Indonésia (14,7%) e os Estados Unidos (7,5%).

Já na pecuária suína, o Brasil ocupa a terceira posição mundial na produção, apresentando cerca de 41 milhões de cabeças, isto é 4,4% do total. Neste setor, a China se destaca, possuindo 41,4% do rebanho mundial. Os Estados Unidos ficam com o segundo lugar.

Por conta disso, a pecuária no Brasil possui grande relevância para o país. Entre seus pontos fortes, destacamos:

  • Ganho estimado de 6 bilhões de reais com exportações de carne;
  • Segundo maior país exportador de carne no mundo;
  • Parque industrial com competência para abater quase 200 mil bovinos por dia;
  • Emprega cerca de 1,6 milhões de pessoas.

Além disso, o Brasil apresenta um dos menores custos de produção em relação aos outros países, assim como a melhor qualidade de produtos oferecidos, que favorecem o crescimento do setor.

Pecuária brasileira lidera o setor

O Brasil lidera mundialmente na exportação, tanto em quantidade como no volume financeiro. Neste caso, vários fatores contribuíram para isso. Dentre as principais vantagens, temos a expansão vertical, isto é, com menor impacto ambiental, devido ao incremento da produtividade e da produção.

Portanto, para manter esses resultados favoráveis no setor é necessário melhorar os aspectos de segurança alimentar, sanitária e certificação de processos e qualidade de origem do rebanho, ou seja, aspectos de gestão do mercado agropecuário.

Vale lembrar que a pecuária no Brasil manteve-se favorável mesmo com as sanções de importação da carne da União Europeia. Afinal, como você leu até aqui, o país consegue se manter entre os principais líderes do setor por conta de sua produção de alta qualidade e quantidade.
Nesse contexto, a Mosaic Fertilizantes oferece os nutrientes necessários para alcançar o potencial máximo produtivo dos animais, com qualidade e segurança que sua criação precisa. Conheça mais sobre os benefícios desse fertilizante ideal para pastagem.

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

Fósforo
3 min de leitura Descubra como o fósforo influencia a produtividade agrícola, a saúde animal e os ecossistemas, contribuindo para a biodiversidade...
Engenheira agrônoma profissional com tablet digital trabalha em campo
2 min de leitura O Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), instituído pela Instrução Normativa RFB n.º 1.848, de 28 de novembro de 2018, é...
Vacas e dois homens em fazenda - pecuária sustentável
3 min de leitura A pecuária sustentável é uma perspectiva que combina práticas econômicas, ambientais e sociais para possibilitar um futuro próspero e equilibrado no setor...
silagem-de-sorgo
4 min de leitura A silagem de sorgo é uma alternativa interessante para otimizar os sistemas convencionais de produção animal, que em alguns casos não tem...
Veterinário fazendo inseminação artificial em uma vaca
3 min de leitura Imagine ter um rebanho com genética superior, livre de doenças e com produtividade otimizada. A inseminação artificial de bovinos torna essa realidade...
3 min de leitura O capim BRS Zuri ou Zuri (Panicum maximum cv. Zuri), desenvolvido pela Embrapa em 2014, se tornou uma alternativa interessante para a...

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?