A cama aviária é um material com a função, dentre outras, de absorver a umidade. Os materiais mais utilizados são: maravalha, casca de arroz, sabugo de milho e capins. Cada um desses materiais vai determinar uma qualidade diferente à cama. A cama também contém fezes, urina, restos de ração, penas e outros materiais.
O armazenamento da cama pode ocorrer de duas formas:
• no curto prazo (máximo de 2 semanas): a céu aberto, sendo obrigatório uma cobertura de lona plástica, cortina de ráfia reutilizada ou palhada. Deve ocorrer em terrenos bem drenados e distantes de fontes d’água;
• no longo prazo: em instalações com cobertura e sistema de drenagem. A cama deve ser monitorada continuamente e manejada para que esteja sempre de acordo com os padrões e exigências da legislação ambiental.
Tecnologias de tratamento da cama
- COMPOSTAGEM é um processo de decomposição controlada da matéria orgânica, tendo como produto final um composto que pode ser usado como adubo. VANTAGENS: elimina alguns microrganismos indesejáveis e sementes de plantas invasoras; acontece livre de insetos e roedores; pode ser feita dentro do aviário entre os lotes; facilidade de armazenamento, transporte e uso do composto.
CARACTERÍSTICAS: Leiras não devem exceder 1,2 m de altura (leiras muito baixas não retém calor); relação Carbono/Nitrogênio 30:1 (a cama de aviário tem é média uma relação de 5-8:1); umidade da leira de 40 a 60%; redução de até 1/3 do volume inicial.
O Composto deve ter cheiro de terra molhada e coloração escura.
Mas ATENÇÃO: a compostagem requer mão-de-obra capacitada. Se o produtor quiser vender o composto no mercado formal ele deve seguir as normas e padrões que asseguram a qualidade do produto. Esses são estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.
- BIODIGESTÃO ANAERÓBIA é um processo de tratamento que ocorre no interior de biodigestores, tendo como produtos finais o biogás e o biofertilizante. O biogás é composto basicamente por dois gases: metano e gás carbônico. O metano é uma fonte de energia que pode ser utilizada na propriedade. O biofertilizante pode ser utilizado como adubo, obedecendo ao princípio do balanço de nutrientes.
VANTAGENS: baixo consumo de energia; baixa demanda de área; aplicabilidade a pequena e grande propriedade.
ATENÇÃO: outro ponto importante é que o biodigestor requer mão-de-obra capacitada para construção e manejo.
Gostou desse conteúdo? Acesse outros conteúdos clicando aqui.
Artigo escrito por Sabrina Coneglian | Especialista em Inovação e Desenvolvimento de Mercado – FEED
da Mosaic Fertilizantes
Este artigo foi útil? Avalie