Estratégia creep-feeding é o nome que se dá ao fornecimento de ração sólida para bezerros, geralmente a partir de uma idade precoce, enquanto eles ainda estão amamentando suas mães. Esta prática permite que os bezerros desenvolvam uma preferência por alimentos sólidos e recebam nutrientes adicionais, promovendo um crescimento mais rápido e eficiente.
No artigo de hoje, saberemos mais sobre o creep-feeding e sua aplicação na pecuária brasileira. Boa leitura!
Cenário atual da pecuária brasileira
Como a pecuária brasileira está cada vez mais intensiva e produtiva ao longo dos anos, o sistema que mais está sofrendo com o desestímulo à tecnologia, devido à baixa remuneração pelo seu produto bezerro, é o sistema de cria das fazendas de pecuária de corte.
Afinal, o que remunera o pecuarista que trabalha com cria é o peso do bezerro. Neste cenário, seu plantel de cria deve ter boas práticas sanitárias e reprodutivas, para gerar pelo menos um bezerro por ano, e assim, comercializar ele o mais pesado possível, respeitando os parâmetros zootécnicos, para que os criadores que trabalhem com outros sistemas de recria e engorda comprem.
Então, é comum ouvir que em uma fazenda de cria quem paga a vaca dentro do sistema é o bezerro.
O que é creep-feeding e qual é o seu objetivo?
Assim, o sistema de creep-feeding visa otimizar a transformação do animal que ainda não é um ruminante (se alimentando integralmente de leite materno) para um animal ruminante. Para que isto ocorra, ele começa a receber uma dieta mais fibrosa, advinda das pastagens.
Além disso, o animal também recebe a dieta concentrada, partindo de suplementos, que funcionam como um reforço alimentar. Desta maneira, ele consegue aumentar sua população de microorganismos ruminais, presentes em número suficiente para fazer a digestão de alimentos com maior quantidade de fibras, energia e proteína. Isto torna o seu ganho de peso exponencial, especialmente até a fase adulta.
Estratégia nutricional para tempos de seca
Outra alternativa de utilização do creep-feeding é durante os tempos de seca, pois os bezerros inseridos neste contexto tendem a chegar mais cedo no peso de desmame. Assim, a desmama pode ser feita com animais de 7 e até 6 meses, favorecendo a recuperação da vaca mais cedo (durante o tempo das águas), para que ela possa passar pela seca com melhor score de condição corporal (ECC). Dessa forma, ela entrará na estação reprodutiva bem preparada fisicamente, tendo maiores chances de emprenhar.
Quais os maiores desafios do creep-feeding?
São dois os grandes desafios do creep-feeding:
- Fazer com que o bezerro consuma a quantidade da dieta ofertada para ele;
- Fazer com que a vaca mãe não consuma a dieta do bezerro.
Por isso, existem várias estruturas diferentes, que podem ser aplicadas na fazenda, com o intuito de que o bezerro tenha acesso ao cocho para se alimentar e, ao mesmo tempo, para que a a mãe não consiga interromper o processo. A seguir temos algumas imagens, com estruturas possíveis:
Por que o creep-feeding faz a diferença na vida do bezerro?
A demanda de energia da qual um bezerro vai precisar ao longo de sua vida vai crescendo e mudando de acordo com o seu ganho de peso. O leite, por sua vez, supre menos essa exigência energética ao longo do tempo, passando de 100% no primeiro mês, para somente 27% no sexto mês do animal. Por isso, existe a necessidade de suplementação, para não haver perda de peso excessiva, ao longo do seu crescimento.
Então, Implementar um programa de creep-feeding eficaz envolve a escolha de um suplemento adequado, a fim de se garantir o acesso dos bezerros à alimentação e de monitorar continuamente seu desempenho.
Há trabalhos científicos que relatam ganhos de até 30 kg de peso vivo em bezerros que consumiram alguma dieta em creep-feeding, especialmente se comparados àqueles que não receberam nenhum suplemento dentro dos sete meses antes da desmama. Para saber mais sobre este assunto, clique aqui!
Para finalizar, aqui vai uma dica de ouro: pecuaristas que se preocupam com a nutrição de suas pastagens, utilizam a linha MPasto na adubação da pastagem, com o objetivo de otimizar o peso dos bezerros.
Por outro lado, as mães também estarão mais nutridas e produzindo mais leite. Isto, por sua vez, melhora o índice de prenhez do plantel. Assim, com uma suplementação de qualidade, aumenta-se também o giro dos animais na fazenda e o desmame de bezerros mais pesados.
Este artigo foi útil? Avalie