Fertilizantes Nitrogenados: aprenda como usar e aumente seu lucro

5 min de leitura

É muito comum a aplicação de fertilizantes nitrogenados na pastagem. O nitrogênio (N) é um macronutriente de grande importância e demanda pelas forrageiras, sendo essencial para altas produtividades e qualidade da pastagem. 

Para aumentar o lucro e obter melhores resultados, é fundamental que os pecuaristas conheçam os diferentes tipos de fertilizantes nitrogenados e as formas corretas de aplicação, considerando as características do solo e da espécie forrageira. 

Dentre os principais tipos de fertilizantes nitrogenados estão a ureia, o sulfato de amônio e o nitrato de amônio. Desses, o que recebe maior destaque é a ureia, pois tem alta qualidade física e concentração de nitrogênio (46%).

Quer aprender como usar fertilizantes nitrogenados e aumentar sua lucratividade? Confira mais detalhes sobre o tema, boa leitura!

CTA para e-book

Fertilizantes nitrogenados na produção de gado de corte

Os sistemas de produção de gado de corte no Brasil utilizam forrageiras como principal fonte de alimentação e os níveis de produtividade geralmente estão abaixo do potencial. 

Considerando a produtividade de carne a partir da pastagem estimada, a produtividade média anual é aproximadamente 4 arrobas/hectare, de acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) de 2019. 

A utilização de macro e micronutrientes na pastagem proporciona aumento da proteína bruta (PB), ou seja, melhor qualidade e valor nutritivo. Além disso, a digestibilidade da forragem também é beneficiada, uma vez que o organismo do animal consegue aproveitar do alimento e aumento da solubilidade da fibra (FDN), a qual é uma fração fibrosa que limita o consumo. 

Desta forma, o desempenho do animal melhora porque ele consome mais pasto de qualidade. No entanto, um dos objetivos da adubação é também aumentar a produção de matéria seca do pasto (MS) e a quantidade de plantio (AU/ha), portanto, a produtividade em arroba por hectare. 

O crescimento da forrageira acontece na estação chuvosa. Como resultado teremos mais forragem na estação seca, ou seja, fazendo um bom manejo, com uma espécie forrageira adequada para região e com estratégias de plantação e aplicação de fertilizantes, é possível ter maior disponibilidade de forragem nos períodos mais secos do ano. Veja na figura 1 como a curva de pastagem adubada (azul) se comporta. 

Gráfico de linhas sobre a disponibilidade de forragem ao londo do ano.

.

Na adubação de pastagens, devem ser cumpridas as etapas básicas do programa de manejo da fertilidade do solo, independentemente do nutriente utilizado. Este programa inicia-se com:

  • Seleção da área que será reabilitada e adubada;
  • Medição e mapeamento da área;
  • Recolha de amostras de solo para análise;
  • Análise laboratorial das amostras;
  • Interpretação dos resultados das análises;
  • Recomendações de soluções e adubações.

Dando sequência ao planejamento, o ideal seria que o pecuarista seguisse os seguintes passos:

  • Planejamento e implementação do próximo programa de 12 meses;
  • Utilização de métodos de remediação e fertilização;
  • Seleção de fontes de fertilizantes;
  • Definição de ferramentas de solução e métodos de aplicação de fertilizantes;
  • Finalizando com orçamento e análise de viabilidade técnica e econômica.

Leia também: Adubação nitrogenada: o que é e como aplicar no pasto

Como usar fertilizantes nitrogenados em pastagens?

Fertilizantes nitrogenados em pastagens. Gado em pasto.

Em especial, os fertilizantes nitrogenados devem ser aplicados por último, por ser um modulador da produção de pastagens, figurativamente falando, é o “acelerador” e o “freio” do processo. 

Assim, ao recomendar fertilizantes nitrogenados, o responsável pela recomendação deve certificar-se de que já foram verificadas as deficiências de outros nutrientes. Isso ocorre porque o nitrogênio é o elemento mais caro em um programa de fertilização, é o que mais se perde de várias maneiras, e adubar com esse elemento não deixa nenhum efeito residual no solo. 

Antes de tudo, é preciso corrigir a acidez do solo, pois a assimilação máxima de nitrogênio ocorre em um valor de pH acima de 6 ou 5,5; garante o fornecimento de fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S), que têm um efeito sinérgico com o nitrogênio, ou seja, a disponibilidade destes elementos aumenta a resposta ao N.

O uso de fertilizantes nitrogenados em pastagens é poderoso. Isso porque é possível ser utilizado em diversas estratégias para aumentar rapidamente a produção de capim e assim o nível de criação de animais na fazenda, diluindo os custos fixos (o grande vilão da pecuária de corte atualmente) e melhorando o lucro do produtor.

No entanto, os fertilizantes nitrogenados devem ser aplicados corretamente para que o retorno do investimento e o desempenho financeiro não diminuam. É preciso considerar qual pasto será adubado, a época e momento da adubação e a dose máxima para adubação. 

Os nitrogenados podem ser utilizados de diversas formas durante a estação chuvosa. No início das chuvas, após 80 – 100 mm, é utilizado para acelerar o crescimento da forragem e por fim retirar a fazenda do período seco, prevendo a quantidade e qualidade do capim, levando a uma maior produção em arrobas por hectare. 

Pode ser utilizado no meio da estação chuvosa para aumentar o consumo de ração de toda a fazenda, mesmo que a adubação seja em algumas pastagens, pois os animais de outras áreas também serão beneficiados com a adubação, pois serão adicionados capim em áreas extensas ou menos intensivas. 

A aplicação de adubos nitrogenados em pastagens costuma ser importante para a produtividade, mas desde que não haja outras restrições e a adubação seja efetuada em condições climáticas favoráveis. 

Como engordar bovinos a pasto com fertilizantes nitrogenados? 

Estudiosos mostram uma resposta crescente do uso de nitrogênio ao acúmulo de forragem, abundância animal e composição química da forragem (Tabela 1). Os autores relatam uma diminuição nas frações de fibra da forragem e um aumento no teor de proteína bruta devido à fertilização com maiores doses de N, o que é benéfico porque aumenta a disponibilidade de nutrientes e o desempenho do pasto.

Para doses crescentes de N, o maior benefício da adubação pode ser atribuído ao aumento da produtividade (arrobas/hectare), decorrente do aumento do número de animais suportados pelo aumento da forragem. A fertilização de pastagens é uma técnica eficaz que tem sido desenvolvida e aplicada com critérios de engenharia para melhorar os sistemas de produção de carne. 

Tabela de variação de nitrogênio

Vale lembrar que se adubarmos as pastagens no período chuvoso, os animais vão apresentar desempenhos superiores de mais ou menos 250 gramas/cabeça/dia com o uso de sal mineral.

Isso acontece porque no período seco, o ganho será de aproximadamente 150 gramas/cabeça/dia com baixo consumo de proteína, não contando a quantidade adicional de animais por área que podemos alojar. 

Por fim, adubando a pastagem, será possível elevar a produção de carcaça e carne a baixos custos ao longo do ano, diluindo custos de produção, encurtando o ciclo produtivo (idade de abate), melhorando a qualidade da carne comercializada, valorizando o produto e aumentando a produção e lucratividade do pecuarista.

Conheça nosso adubo nitrogenado que possui alta concentração à base de ureia estabilizada com inibidor de urease, ele garante menores perdas de nitrogênio por volatilização e maior eficiência nas adubações de cobertura das pastagens.

CTA de contato

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

Sal mineral importância
4 min de leitura Muitos produtores questionam a importância do sal mineral na alimentação do gado. Neste artigo, vamos esclarecer como o sal mineral não é...
Vaca Holandesa
3 min de leitura A vaca Holandesa, reconhecida por sua impressionante capacidade de produção leiteira e suas características marcantes, é uma raça de grande importância na...
Vaca de leite e bezerro se alimentando no pasto.
8 min de leitura Um dos fatores essenciais para garantir que as vacas alcancem alta produção de leite é a nutrição adequada. Ela desempenha um papel...
Diferimento de pastagem: área de pastagem com capim verde.
4 min de leitura Se você tiver dúvidas em relação ao diferimento de pastagem, convido você a ler este artigo especialmente escrito para você. A sazonalidade...
Vaca selecionando a planta forrageira.
5 min de leitura Entender o que é uma planta forrageira e seu papel na agropecuária é indispensável para qualquer produtor. Isso porque essas plantas são...
Pastagem de capim brachiaria com algumas árvores.
4 min de leitura Quer saber mais sobre capim brachiaria? Acesse aqui e leia o artigo completo!

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?