Pastos degradados: entenda o avanço na preservação dessas áreas

Você já se deparou com um pasto degradado? A pastagem é a principal destinação do solo brasileiro, de acordo com a MapBiomas, além de ser a base da alimentação dos ruminantes.

Através da intensificação sustentável, é possível continuar produzindo sem que seja necessária a abertura de novas áreas. Neste artigo vamos falar sobre os principais dados das pastagens brasileiras. Boa leitura!

Preparamos um material completo sobre como fazer a adubação de pastagens e evitar pastos degradados. Clique e baixe gratuitamente!

Pasto degradado: entenda os números

As áreas de pasto degradado em 2000 diminuíram de 70% para 53% no ano de 2020. Nos casos das áreas de pasto que apresentavam uma degradação severa, a redução foi ainda mais intensa. 

No ano de 2000, elas representavam 29% da área total de pastagem e agora, são 14%. Esses índices positivos foram observados em todos os biomas, sendo a Amazônia a área que apresentou um progresso mais significativo.

Esses números mostram um cenário positivo, pois indica que os pecuaristas estão tratando suas áreas de pasto como culturas agrícolas, através de intensificação sustentável e de práticas conservacionistas do solo.

Como salvar uma pastagem degradada?

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para a recuperação de uma pastagem degradada. 

É muito importante que o produtor faça o planejamento de todas as etapas, desde o preparo do solo, até o estabelecimento da espécie forrageira..

No que diz respeito aos processos, existem diferenças entre os termos:

  • Recuperação: tem relação com o uso de práticas agronômicas com o objetivo de restabelecer a cobertura do solo e as plantas forrageiras;
  • Renovação: consiste na troca da espécie forrageira nas áreas em que não é possível aplicar práticas de recuperação;
  • Reformar: são correções ou manutenção após a implantação da pastagem.

A renovação e a recuperação são as técnicas mais comuns. Ao recuperar a pastagem antes da degradação total, o pecuarista poderá evitar os altos custos da renovação.

A escolha de qual processo adotar na propriedade deve ser feita com base nas recomendações dos especialistas da área.

Leia também: Pastejo Rotacionado: entenda o que é e como manejá-lo

Importância de evitar a ocorrência de um pasto degradado

Em termos gerais, terras improdutivas significam prejuízos para o pecuarista, além de prejudicar o ambiente como um todo.

Ainda, em termos econômicos, fazer a recuperação gera custos muito mais altos do que investir em práticas corretivas (calagem e gessagem) e adubação de pastagem.

O uso de fertilizantes e demais técnicas de manejo são fundamentais para assegurar boas condições ao solo e ao pasto.

A Mosaic Fertilizantes preparou um material completo sobre adubação de pastagens. Clique no banner e baixe gratuitamente!

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar sua morte. Entenda a importância dos minerais na criação de aves.
Saiba um pouco mais sobre a importância da qualidade do fosfato bicálcico utilizado na nutrição animal. No Brasil, existem cerca de 6.000...
Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade e biodisponibilidade.

POSTS RELACIONADOS

Um pasto de qualidade é aquele que oferece aos animais os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e alcançar seu potencial produtivo,...
A adubação potássica é uma das técnicas para melhorar a qualidade dos pastos.  O cloreto de potássio é um adubo químico amplamente...
Você já ouviu falar sobre os fertilizantes nitrogenados? O Nitrogênio (N) é o macronutriente mineral que é absorvido em maiores quantidades pelos...
Você sabe a importância da adubação para pastagem? No Brasil, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cerca de 95% da...
Você conhece a técnica de terminação intensiva a pasto? As exportações e o consumo interno de carne bovina brasileira cresceram muito nos...
Os fertilizantes para pastos fazem parte da cultura pecuária brasileira. Logo, essa característica nutricional faz com que o produto nacional seja mais...

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?