Desmame de bezerro: como fazer e qual o tempo ideal

5 min de leitura

O desmame de bezerro é uma fase crucial no desenvolvimento dos animais e exige cuidados especiais para garantir seu bem-estar e crescimento saudável.

Neste artigo, discutiremos o tempo ideal para o desmame, como realizar esse processo e forneceremos informações sobre a alimentação adequada durante essa transição. Boa leitura!

 Qual o tempo do desmame de bezerro?

O tempo ideal para o desmame de bezerro pode variar, mas geralmente é recomendado que seja realizado entre os seis e oito meses de idade. Nesse período, os bezerros já desenvolveram o sistema digestivo o suficiente para se adaptarem a uma alimentação sólida, iniciando a fase de ruminação. No entanto, é importante avaliar o desenvolvimento individual de cada animal, levando em consideração seu peso e saúde.

Além disso, essa prática causa, muitas vezes, grande estresse físico e emocional, tanto para os bezerros, quanto para as matrizes, tendo impacto direto sobre o bem-estar animal. Isso pode levar a uma redução no consumo de alimento por parte do bezerros, o que pode comprometer no seu desempenho, levando a prejuízos produtivos. Por isso, sempre faça esse manejo de forma muito controlada e com orientação de profissionais da área, como aqueles com formação em Zootecnia.

Qual o peso ideal para o desmame de bezerro?

O peso ideal para o desmame de bezerro pode variar de acordo com a raça e o sistema de produção. Em geral, recomenda-se que os bezerros atinjam um peso mínimo de 180 a 200 quilos antes do desmame. Esse peso é um indicador de que o bezerro está recebendo nutrientes adequados e possui uma condição corporal ideal para enfrentar o desafio do desmame.

Esse peso, somado a uma desmame em torno de seis a oito meses de idade, é uma combinação interessante para que os animais apresentem, além de condições de bom desenvolvimento ruminal para início da digestão de dietas sólidas, boas condições imunitárias contra doenças que podem causar perdas produtivas e, até mesmo, mortalidades.

Como fazer o desmame do bezerro?

Existem diversas práticas de manejo que podem ser utilizadas no momento de realizar o desmame de bezerro. Cada uma delas vai depender do seu objetivo produtivo. Continue a leitura para entender cada uma delas!

Desmame precoce

Esse tipo de desmame de bezerro tem como objetivo separar o bezerro da matriz  bem mais cedo (90 a 120 dias). Esse sistema permite que matrizes recuperem sua condição de escore corporal mais cedo, retornando ao cio de forma mais rápida. Porém, é importante que esse manejo ocorra dentro da estação de monta, para que a matriz possa emprenhar novamente.

O recomendado é que os bezerros sejam separados completamente das matrizes, sendo levados para uma outra área com forrageira de alto valor nutritivo, além de também terem acesso ao mesmo suplemento do creep feeding, que será abordado mais a frente neste texto. Por isso, não deixe de continuar a leitura!

Desmame temporário

Nesse tipo de desmame de bezerro, após 40 dias do nascimento, separa-se o bezerro da matriz por um período de 48 a 72 horas. Da mesma forma que no desmame precoce, isso permite que as matrizes retornem de forma mais rápida ao cio e melhorem as taxas de concepção (em torno de 30% de acordo com dados da Embrapa). Porém, esse manejo só é recomendado em casos em que a matriz apresenta boas condições de escore corporal.

Quando os bezerros estiverem separados, eles podem ter acesso a água, feno, capim fresco ou ração à vontade.

Desmame controlado

O desmame controlado de bezerro consiste em, a partir de 30 dias da parição, permitir que o bezerro só fique com a matriz durante curtos períodos do dia (das 6h às 8h e das 16h às 18h, por exemplo).

Esse tipo de manejo permite que o bezerro já vá se acostumando até que chegue o momento do desmame definitivo e também permite que a matriz passe por menos momentos de mamadas, que tem relação direto com o anestro. Ou seja, uma vez que a frequência de mamadas diminui, as taxas de concepção tendem a aumentar.

Alimentação animal no período de desmame

A partir do início do desmame, além da ingestão de forragem, pode se fornecer aos bezerros suplementos de acordo com a sua demanda nutricional. A quantidade de suplemento vai variar de acordo com o desenvolvimento dos animais, chegando na fase de 6-8 meses de vida com um consumo de 2 a 2,5% do peso vivo.

Além disso, pensando em potencializar o ganho de peso dos bezerros e o desenvolvimento do rúmen até o momento do desmame, é possível também utilizar a técnica de creep feeding. Este manejo  de alimentação deve ser feito durante o período de amamentação e consiste em que o bezerro tenha acesso a uma área exclusiva de alimentação com suplementação concentrada (a matriz não tem acesso a essa área). Com esse sistema, o bezerro continua a mamar o leite durante e também tem acesso a essa área exclusiva de alimentação. É importante ressaltar que o creep feeding não substitui a ingestão do leite, ela dever ser uma técnica de manejo complementar.

Sistemas como creep feeding  são muito interessantes a serem considerados nas propriedades pecuárias, uma vez quanto maior for o peso do bezerro ao desmame, menor será o seu tempo de engorda e, consequentemente, menor será o tempo de permanência na fazenda para que ele seja abatido.

Em qual época desmamar os bezerros?

O desmame de bezerro tem relação direta com a época de nascimentos dos bezerros e, consequentemente, com a estação de monta. Quando a estação de monta acontece na época das águas, os nascimentos ocorrem na época da seca. Já quando ela ocorre na época da seca, os nascimentos se concentram na época das águas.

No caso do desmame, recomenda-se que ele seja feito no final do período das secas (agosto – outubro), pois nesse período é menor a incidência de parasitas e doenças que podem acometer os bezerros.

Concentrando o desmame de bezerro nesse período, além de benefícios em relação à saúde animal, você também pode ter benefícios em relação a nutrição animal. Pois após o período da seca, inicia-se o período das águas, época do ano que em pastagens apresentarão melhor valor nutritivo e os bezerros poderão aproveitar dessa forragem de melhor qualidade para uma maior ganho de peso e melhores resultados nos índices produtivos.

E quando se fala de pastagem, lembre-se que ela é a base da alimentação dos ruminantes e é o alimento mais barato que você pode oferecer ao rebanho. Mas, é importante sempre oferecer um pasto de qualidade, que atenda as exigências nutricionais dos animais. A pastagem deve ser sempre tratada como uma cultura agrícola, com práticas agronômicas de correção e adubação do pasto.

E a Mosaic Fertilizantes pode ser sua aliada quando o assunto é adubação de pastagem! A Mosaic apresenta a linha MPasto, um portfólio exclusivo e completo, para uma melhor nutrição do seu pasto. São 5 produtos que permitem que o seu pasto tenha todos os nutrientes necessários para uma boa nutrição animal. Com MPasto, seus bezerros terão disponível um pasto de qualidade e sua rentabilidade será mais alta!

CTA MPasto carne - bovinos da raça Nelore no pasto verde à esquerda e à direita três casas com árvores ao fundo.

Este artigo foi útil? Avalie

Compartilhe:

CONTEÚDO TÉCNICO

CONHEÇA MAIS CONTEÚDOS

2 min de leitura São inúmeras as funções dos elementos minerais no organismo animal, podendo a carência de um único elemento ocasionar...
3 min de leitura Apesar de estarem diretamente ligados, esses parâmetros não querem dizer a mesma coisa. Entenda a diferença entre solubilidade...
5 min de leitura Os minerais constituem de 4 a 6% do peso total do animal, destes, 1% corresponde ao fósforo. Saiba...

POSTS RELACIONADOS

6 min de leitura A silagem é uma técnica essencial na agricultura moderna, especialmente para a alimentação de ruminantes durante períodos de escassez de pastagem. Este...
DDG: Distillers Dried Grains
4 min de leitura A alimentação constitui um dos maiores custos na produção de bovinos, e a escolha do insumo adequado pode impactar diretamente a rentabilidade...
3 min de leitura A biosseguridade é um componente essencial da avicultura atual. Ao implementar um programa de biosseguridade eficaz, os avicultores podem proteger a saúde...
vacas tirando leite ordenha mecanica
5 min de leitura O leite é um dos alimentos mais nobres, devido sua composição ser rica em proteína, gordura, carboidratos, minerais e sais minerais. Dá-se...
agropecuária: homem caminhando em meio a plantação de milho
6 min de leitura O Brasil se destaca no cenário global como um dos principais líderes na agropecuária, uma atividade econômica vital que integra tanto a...
6 min de leitura Quais são os principais desafios de produtividade enfrentados na pecuária de corte no Brasil? O agronegócio brasileiro tem experimentado um crescimento constante,...

Você já viu os catálogos de produtos da mosaic fertilizantes?